Tuesday, February 3, 2015

A Verdade Relativa


A Verdade Relativa

Existe um lugar onde todos dão muita importância para a verdade.  As pessoas de lá não são como muitas pessoas de outros lugares que eu conheço e que não dão a mínima para a dita cuja. As pessoas vão para a cadeia só por mentir. E não precisa ser uma grande não, pode ser até uma mentirinha. A verdade é coisa séria. Pelo menos era. Ainda é, mas tem uma complicação, não que eu queira deixar você confuso. Até algum tempo atrás, a verdade era uma coisa absoluta: uma coisa é ou não é. Pois bem, foi inventada a verdade relativa. As pessoas começaram a afirmar coisas com certeza absoluta, mesmo quando elas eram mentiras. Questionados, afirmaram categoricamente, que para eles, aquela era a verdade e pronto. Ou então falavam tantas vezes a mesma mentira que ela se tornava mentira de verdade, quero dizer verdade de mentira. E aí as pessoas começavam a acreditar mesmo, e quando todo mundo acredita a coisa se torna real. Inteligente o tal de J. Goebbels. 
Dizem que foi ele que disse “uma mentira cem vezes dita, torna-se verdade". Parece que ele era nazista, mas não sei se é verdade. Deve ser, pois acho que já falaram isso mais de cem vezes. Acho, não contei. Imagina uma mentira dita mil vezes: é 10 vezes mais verdade que a verdade que não foi dita. Imaginem vocês, então, com a Internet e a televisão! Uma mentira pode ser dita milhões de vezes. Você já pensou quão verdadeira ela vai se tornar? Até na matemática começaram a mexer. Começaram a falar que dois mais dois são cinco. Quando alguém reclama muito, eles falam baixinho que é só acrescentar mais um. 
Bom, a coisa ficou tão séria que um pessoal começou a fazer uma tal de checagem de fatos. Alguém fala uma coisa, imediatamente esse pessoal começa a mostrar documentos, fotos, estatísticas. São muito chatos, uns caras insuportáveis.Tudo para desmascarar esse pessoal que usa máscara. Eles precisam ser rápidos, pois depois que os mentirosos repetem a mentira muitas vezes, fica difícil desdizer o dito, mesmo com provas absolutas ou “cabais”, como se dizia antigamente. Outra coisa que fazem muito é pagar gente conhecida para falar a mentira – que supostamente é verdade – pois assim fica mais fácil de se acreditar e mais difícil para aqueles chatos – os checadores da verdade – desmentirem. A coisa está tão séria que hoje em dia, quando alguém honesto fala uma verdade, a gente fica desconfiado e não sabe se acredita. Sinto muito, a verdade não é mais absoluta, agora é relativa. Assim,  depende de quem fala, onde e quando. Isso mesmo, relativa. Mas não se preocupem muito, não. Essa história é só com gente importante. Com pessoas como nós – que somos o resto – essas coisas não acontecem. Porque o que falamos, verdade ou mentira, não tem importância nenhuma, e eles não dão a mínima para o que a gente fala. E essa é uma verdade absoluta.

<o><o><o><o><o><o<o><o><o><o><o><o><o><o>o<>

Novo lançamento no Clube dos Autores: Essa vida da gente




No comments:

Post a Comment