Tuesday, October 19, 2021

Espírito de porco

 



Espíritos de porco

 

Estava imaginando... e se os portugueses não tivessem” importado” escravos da África durante a colonização?

Não é necessário ser um gênio para saber que não teria havido a cultura de cana de açúcar e todo o desenvolvimento decorrente dela. Teriam eles mesmos, os portugueses, feito o trabalho? Impossível! Não teriam existido os senhores de engenho e tudo o que estava ao redor. Enfim, não existiria um Brasil. A economia vinda dos engenhos é que forneceu a logística e a força para manter o país em sua integridade geográfica e política.

Não é muito difícil imaginar o que seríamos: é só olhar como ficou o resto da América do Sul. Seríamos um conjunto de pequenos países ou até colônias. Provavelmente nenhuma delas seria cultural ou economicamente sequer semelhante ao que é nosso país, mesmo com todos os seus defeitos.

Há algo ainda mais importante. Todos sabem que houve uma enorme miscigenação, começando pela Casa Grande. Assim, a composição genética dos brasileiros seria bem diferente do que é atualmente. Resumindo, sem a vinda dos africanos, não só não haveria um Brasil, mas as pessoas que estão por aqui seriam outras, provavelmente bem diferentes.

O que, na verdade, estou querendo dizer, é que a maioria dos racistas simplesmente não existiria se não fosse pela presença dos escravos. É um paradoxo, não é?

Obviamente, quem acredita em almas ou espíritos pode argumentar que essas ou esses habitariam um outro corpo qualquer. É verdade, mas eles poderiam estar em qualquer parte do mundo e talvez, então,  não fossem racistas. Ou será que estariam, quem sabe habitando em porcos? Será que daí poderíamos chamá-los de “espíritos de porco”?



GERMÂNIKA

Imagine um país que vai de São Paulo até o Uruguai, numa outra realidade. Imagine agora que este país foi dominado pelos alemães e agora são seus habitantes. Esta nação é GERMÂNIKA e pertence a um universo paralelo ao nosso.
Leia GERMÂNIKA, disponível no Amazon.



No comments:

Post a Comment