Tuesday, January 17, 2012

O Voo 206 e a Teoria da Relatividade

O Voo 206 e a Teoria da Relatividade

Um recente incidente com um avião da British Airways deixou meu amigo Herrera em estado de êxtase. Parece estranho, mas existe uma explicação.  Como vocês sabem, meu amigo Herrera é vidrado em ciência, física quântica, etc. Pasmem, mas é difícil imaginar a quantidade de conclusões científicas que ele conseguiu tirar do ocorrido. Bom, vamos aos fatos para que tudo seja esclarecido. Há alguns dias atrás, o voo 206 da British Airways decolou de Miami em direção a Londres. Todos fazendo o que deviam fazer: os pilotos comandando o avião, os comissários de bordo dando assistência aos passageiros, estes se preparando para dormir, ou comer ou ler ou o quer que seja que se possa fazer durante o voo. Isto acontece todos os dias, inúmeras vezes, em todas as partes do mundo. Este voo porém, tinha algo diferente para seus passageiros. Três horas depois da partida, quando tudo parecia normal, ouve-se uma voz que anuncia algo completamente inesperado: que os passageiros deveriam se preparar para um pouso de emergência na água pois o avião estava caindo. Que surpresa desagradável, quero dizer, trágica, não é mesmo? Nem imagino e nem quero imaginar o que passou pelas cabeças dos passageiros. Família, filhos, esposa, Deus, o céu e também o inferno. Cair na água num voo intercontinental deve ser meio arriscado, pelo menos pela experiência que temos de fatos recentes na história da aviação. Sei também que coisas idiotas possam ter passado pela imaginação de outros. Uma conta que não foi paga, qual seria a reação de seu chefe quando souber da notícia, quem colocaria o lixo para fora na manhã seguinte, será que a a esposa conseguiria receber o dinheiro do seguro sem problemas... Parece incrível mas as coisas mais imbecis vêm à sua mente numa hora dessas. De qualquer forma, o pânico demorou pouco. Logo em seguida o capitão avisou que fora um engano. Não que estavam caindo e, de repente, não estavam mais. Não. Por algum erro humano ou não ( importa numa hora dessas?) , aquela gravação tinha ido “ao ar”. Que alívio! Aí que meu amigo Herrera entrou com uma bateria de hipóteses. Segundo ele, para uma boa parte dos passageiros, aquilo foi um milagre e, por intervenção divina, o destino foi mudado. Um aviso do além para você mudar de vida. Para outros, uma conspiração ou uma guerra de marketing de outras companhias. Alguém fez uma sabotagem para que a mensagem fosse divulgada e a companhia aérea fosse prejudicada. Para outros, um erro imbecil e imperdoável. Para o piloto, uma complicação. Para as companhias de seguro, uma prejuízo enorme que não aconteceu. Para alguns “espíritos de porco” um motivo de gozação. Aí tenho de concordar com o Herrera, tudo é relativo, depende de onde você está, qual a sua relação com o evento, em que momento ele aconteceu em sua vida. O acidente não aconteceu, somente o incidente, e acidentalmente muitas coisas mudaram nas vidas de muitas pessoas. Aí, de novo, a relatividade. Se você é uma pessoa crente e fez promessa, vai ter de cumprir. 
Se você é pessoa assustada, possivelmente vai mudar de vida e tentar ser melhor. Se você é muito prático – acho que essas pessoas, às vezes não têm graça – simplesmente não voa mais de British ou tenta processar para obter algum dinheiro. Se você é uma pessoa “bacana”vai pensar como é bonita a vida, que vale a pena viver, que daqui para a frente vai aproveitar mais  do que o mundo pode oferecer...Bonito, não? Mas, é tudo relativo. Ah, estava esquecendo daquela pessoa que foi responsável pelo ocorrido, ou seja, da gravação que foi ao ar. Se ele é uma pessoa importante, vai conseguir passar a culpa para outro que vai ser demitido. Se a pessoa responsável pelo evento não for importante, ela é quem vai ser despedida. E por aí vai...tudo é relativo. Para muitos foi uma coisa sem a menor importância...foi rápido, nem deu para sentir o perigo. Para outros, foi uma coisa que vai mudar completamente sua maneira de viver...No fim, Einstein sempre tem razão, tudo é relativo. Quero dizer, tudo menos a velocidade da luz!
Para terminar: eu não sabia que havia esse tipo de gravação nos aviões. Daí fico imaginando que outras mensagens podem já estar gravadas e prontas para serem ativadas... Pensando bem, não quero nem saber quais são...
Leia a notícia (texto em Inglês)

No comments:

Post a Comment