Friday, May 31, 2013

Entregador de pizza flagrado dentro do elevador

Entregador de pizza flagrado dentro do elevador

Com tanta notícia doida que aparece por aí em tantos meios de comunicação, talvez você não tenha visto aquela do entregador de pizza. Na maior cara de pau, o funcionário abriu a caixa de papelão e começou a beliscar o delicioso alimento e comer as azeitonas que estavam por cima. A câmera pegou a cena toda dentro do elevador, não há como o dito cujo declarar-se inocente é dizer que é coisa inventada pela oposição. Antes de você ficar indignado, porém, devo declarar que isto aconteceu na Rússia e que, por enquanto, nesse aspecto, você está garantido.

Gostaria aqui de dar uma de advogado do diabo e fazer algumas considerações. Em primeiro lugar, há uma questão de privacidade. Isso é coisa séria. Até onde  o interior de um elevador é um lugar privado?  Não sei, mas não é justo ir filmando assim um duro trabalhador em seus momentos mais íntimos. Tenho certeza de que muitos juízes iriam considerar essa prova inadmissível no tribunal. Aposto que quem gravou esse vídeo, não tinha um mandado judicial para fazê-lo. Eu sei que quem encomendou a pizza, deve estar furioso, mas nem por isso devemos passar como um rolo compressor por cima da lei. Nos Estados Unidos existe até uma parte da Constituição que diz que todos têm direito a um processo justo. Muita gente já se safou de coisa muito mais grave por muito menos. Quem nunca ouviu falar do O. J. Simpson, que veio para o tribunal com sangue escorrendo nas mãos – estou exagerando um pouco, é claro – e acabou sendo absolvido por uma questão de tamanho das luvas? Quem não ouviu falar da Casey Anthony, que deixou a filha morrer, mentiu  tudo que dava para mentir e acabou sendo absolvida, por alguns detalhes? É tudo por causa da lei, que deve ser cumprida com acuidade máxima para se processar alguém. Não cuidou dos procedimentos periciais corretos, não fez tudo de acordo com o manual, o fulano é absolvido.



 Aposto que lá na Rússia, eles não levam esses detalhes a sério, e o fulano pode acabar se dando mal. Por outro lado, não dá para comparar os assassinos acima com um pobre e mal remunerado funcionário de pizzaria. Mais ainda, a pizza devia estar quentinha, aquele cheirinho gostoso o dia inteiro, não é fácil, meu amigo. Se eu fosse juiz, eu iria querer saber se o fulano teve acesso a um pedaço do alimento, de graça, durante o dia. Porque há outro aspecto: você não pode expor um empregado por horas a fio a pizzas deliciosas e não lhe garantir pelo menos uma mordidinha. Acho que não pode. Isso é crueldade e exposição de empregado a condições impróprias de trabalho. É claro, na Rússia, as coisas podem ser diferentes. Eu vou dizer uma coisa, se esse caso for para o tribunal, muita coisa vai ter de ser rediscutida. Vai haver nova jurisprudência e muitos aspectos do caso vão ficar nos anais da história jurídica. É capaz até de precisarem mexer com a constitucionalidade. Existem duas coisas, entretanto, que não mudam de jeito nenhum: o enorme vexame do entregador por ter sido pego em tão ridículo flagrante e a enorme raiva de quem comprou a pizza. Por isso, eu acho que esse caso tem de ser abafado. Se fosse no Brasil, seria fácil. Nós somos bons nisso, não somos?

No comments:

Post a Comment