Saturday, April 5, 2014

Onde está?



Nossas sondas espaciais passeiam pelo sistema solar e tiram fotos incríveis. Podemos ver detalhes do solo de Marte, podemos apreciar os anéis de Saturno e as luas de Júpiter. Tudo com uma precisão absoluta, fantástica. Fomos capazes de façanhas extraordinárias nestas últimas décadas.
E os nossos telescópios? E o Hubble? Fotografando berços de estrelas, planetas escondidos, galáxias perdidas? Sabemos onde há água, onde há gelo. Temos um mapa preciso da nossa Lua.
Mas o avião da Malaysia Airlines, por que não o achamos? Um avião enorme, bem aqui no nosso quintal? Talvez o conhecimento de nossos oceanos seja infinitamente menor do que o que temos do espaço sideral. Talvez nos interessemos pelo impossível, pelo que está longe, mais do que pela nossa própria casa . Talvez sejamos como o homem tolo que se apaixona pela mulher inatingível, distante, e não vê a beleza da mulher que está ao lado?
Por causa da história da aeronave que sumiu, uma coisa, porém, aprendemos sobre os oceanos. Descobrimos através das operações de resgate, que além de serem enormes e misteriosos, alguns deles, como o Índico, estão cheios de lixo, detritos e poluição. A ponto de pensarmos que eram escombros do aparelho. Como conseguimos tal façanha? Não se sabe, não se sabe...

<o><o><o><o><o><o><o><o><o><o><o>






No comments:

Post a Comment