Sunday, August 31, 2014

Tudo aconteceu nos anos sessenta



Tudo aconteceu nos anos sessenta

Tudo aconteceu nos anos 60. Sem exagero. O homem pisou na Lua em 1969, uma sonda americana chegou até Marte, um robô soviético pousou em Vênus. Iuri Gagárin já tinha ido ao espaço em 1961 e em 1964 a Microsoft tinha criado o chip. Os hippies revolucionaram o mundo e o papa João XXIII revolucionou a Igreja Católica. As nações africanas começaram a ficar independentes, Fidel fez a revolução cubana. Surgiu o feminismo e apareceram os primeiros movimentos civis em favor dos negros e homossexuais.
No mundo da arte, os Beatles invadiram os Estados Unidos e o resto do mundo. Foram seguidos pelos Rolling Stones, The Who, e The Animals. Bob Dylan, Joan Baez, e Peter, Paul and Mary criaram a música de protesto.
No Brasil, Juscelino Kubitschek inaugura Brasília. Logo depois há o golpe militar e se instala a ditadura. Há sequestros de diplomatas (o embaixador norte-americano Charles Elbrick e diplomatas da Alemanha e do Japão) e o Brasil ganha a Copa do Mundo em 1962. Surgem os festivais de música popular, com Chico Buarque, Nara Leão e outros tantos. Começa o Movimento Tropicália, em 196, com Caetano Veloso,  Gilberto Gil, Os mutantes, Tom Zé e Torquato Neto. Enquanto no mundo surgia a TV a cores, no Brasil  as emissoras começam a usar o sistema de video-tape, que evitava uma série de erros. É inaugurada a TV Globo. Começa a Jovem Guarda com Roberto, Erasmo e Wanderleia. E muito, muito mais, aconteceu.
O resto, depois, foi só uma continuação...       



Você já leu?:



Lançamento no Clube de Autores:  Insólito

Para comprar no Brasil ( impresso ou e book) clique: 



Para comprar nos Estados Unidos clique


No comments:

Post a Comment