Monday, September 19, 2016

Breve história da mentira




Breve história da mentira

No começo, bem no começo, ninguém falava mentiras. Com o tempo, talvez por necessidade, alguns poucos começaram a falar meias verdades. Houve revolta, mas depois o povo se acostumou. Alguns até gostavam. Mas as pessoas mais responsáveis ainda ficavam furiosas com isso. Passou mais um tempo e alguns, mais ousados, passaram a falar mentiras inteiras. Tinham, porém, uma desculpa pronta para o caso de serem contestadas. Uma desculpa qualquer: foram enganadas, mentiram para elas também, etc. Eram ainda poucos. Passou mais um tempo e o número daqueles que falavam mentiras inteiras aumentou bastante. E então, não precisavam mais de desculpas. Mantinham a mentira como se ela fosse verdade. O Maluf é dessa época. Alguns até juravam, outros até choravam para garantir a legitimidade da mentira. Mais tempo se passou e alguns passaram a invocar Deus para legitimar a mentira.
Agora, a maior parte dos que mentem acha que, definitivamente, estão falando a verdade. Até se sentem mal quando, por descuido, falam alguma verdade.
Existem agora os magos das mentiras. Eles nunca falam a verdade. Quase todos acreditam neles e os que não acreditam, são chamados de mentirosos. Os jornais, a televisão, quase todos, discutem a mentira normalmente, como se ela fosse verdade. É o caso do Trump.

Quando a verdade voltar, não sei o que será de nós. Acho que não vamos mais reconhecê-la.

============


À procura de Lucas


Para adquirir este livro no Brasil 

Clique aqui  ( e-book: R$ 7,32 / impresso: R$ 27,47)

Para adquirir este livro nos Estados Unidos 

No comments:

Post a Comment