Thursday, June 29, 2017

Procurando dodô


Procurando dodô

O dodô era um pássaro das Ilhas Maurícias que não tinha medo de humanos. Os primeiros colonizadores que chegaram àquelas ilhas, matavam muitos deles por serem alvo fácil. Além disso, a ave fazia seus ninhos no chão e seus ovos eram presas fáceis de todo tipo de predador. O fato é que se tornou um animal extinto já por volta do ano 1700. A natureza é um sofisticado e delicado sistema. 
Os cientistas descobriram recentemente umas árvores na mesma região, apenas treze, que têm mais de 300 anos. Também não nasceram mais desde essa época. Só então fizeram a correlacão. As sementes só ficavam ativas depois de passar pelo sistema digestivo dos dodôs. Foi por isso que não nasceram mais. Um verdadeiro castigo. 
Descobriram, no entanto, que podiam fazer o mesmo com perus. Agora é só esperar mais 300 anos (?!?) para elas ficarem do mesmo tamanho.
Ironicamente, os dodôs, se ainda existissem, hoje em dia talvez pudessem ser preservados através de zoológicos que se preocupam com isso. Depois de 1700, os homens pioraram em termos de preservação de espécies. Ultimamente, melhoramos um pouco e estamos tentando impedir o sumiço de muitas delas.
Coitados dos dodôs, não adianta mais procurar por eles. Agora eles são história. Coitados de nós, que não sabemos cuidar dos bichinhos.


ooooooOOO0OOOooooo

<><><><><><><><><><><><><> 


Clique aqui:


 À  procura de Lucas


Para adquirir este livro no Brasil 

Clique aqui  ( e-book: R$ 7,32 / impresso: R$ 27,47)

Para adquirir este livro nos Estados Unidos 


No comments:

Post a Comment