Saturday, August 20, 2011

Peter, Paul and Mary e o Bicho Papão

Peter, Paul and Mary e o Bicho Papão


Lá estou eu pesquisando para meu blog e me deparo com a encantadora música “500 Miles”. Vou direto para Peter, Paul and Mary, gravação dos anos 60. Assisto ao video no Youtube em branco e preto e me emociono com recordações  dos anos 60. Enquanto ouço, passo meus olhos pela tela e vejo um comentário, recente, que me chama a  atenção. Alguém, provavelmente uma mulher, e pelo seu comentário bem mais jovem do que eu (ela diz “They're b4 my time.”, referindo-se ao conjunto). Quando li pela primeira vez  não vislumbrei o alcance do que significava. Não, não pela profundidade, muito pelo contrário. A internauta, muito excitada diz que adora a música deles (“I love their music!”). Que bom, eu também, por inúmeros motivos, assim como mais de meio milhão de pessoas que viram o vídeo. A seguir uma pergunta estonteante: “Será que eles eram comunistas em seus ideais?”Talvez fosse uma brincadeira, uma gozação...Mas não, a seguir, ela confirma sua dúvida angustiante: “I sincerely would like to know. Thank you.” O muro de Berlin caiu, a União Soviética ruiu mas a sua pergunta angustiante continua no ar...Será que até agora ela ainda recebe influências do Macartismo? Talvez tenha pesadelos onde monstros comunistas horríveis, com as máscaras de Peter, Paul and Mary venham torturá-la, colocando agulhas debaixo de suas unhas...Sua mente, confusa, tenta colocar juntos a beleza da canção e o terror da ameaça deste regime nefasto e abominável...mas agora em 2011? Tenho certeza de que ela é uma pessoa boa, cheia de bons princípios e que se preocupa com os outros, mas, sinceramente...O que faz um ser humano ter medo de uma coisa assim, agora, nestas circunstâncias? Já foi, já passou. Talvez parte do que está ali se explique pelo seu apelido: “ wonderwoman10”.
Comentário seguinte, as nuvens se dissipam. Não sei quanto tempo levou a mulher maravilha em seu pânico antes que “cschoon1213” viesse em seu socorro e dissesse “I have never heard of any reports or rumors that they were communists in any way.” Que alívio, que sensação de paz! A mulher maravilha pode respirar novamente pela explicação do outro inernauta. De qualquer forma, o poder do trio “comunista”  foi seriamente ameaçado pelo falecimento da Mary em 2009. Ainda assim, você já pensou que estrago um dueto comunista pode fazer para as instituições em pleno 2011? A única explicação que eu consigo encontrar para o fenômeno é que a mulher maravilha nasceu, foi para a escola, e então alguém lhe explicou o que era comunismo. Por um certo tempo ela foi “curtindo” este medo e quando ele estava bem maduro e inserido em seu cérebro, por uma mágica, ela parou de ler jornais, assistir a tv, conversar, viver...Até que ela ouviu “500 Miles”...
“Poor child”, durma tranquila à noite, o bicho papão não vai te pegar e a ninguém mais. Ele está foragido ou preso para nunca mais voltar. Pode viver em paz...

Estados Unidos, uma tarde de agosto de 2011.

No comments:

Post a Comment