Sunday, March 11, 2012

O Problema das Revoluções

O Problema das Revoluções
Há um problema intrínseco às revoluções. Todas começam maravilhosas, viçosas, puras e depois...tudo vai água abaixo. Vejam se estou errado. A revolução comunista. Poderiam existir ideais mais bonitos? Igualdade para todos, justiça, o poder para o povo e tudo  mais. Os russos derrubaram os czares, acabaram com a desiguldade, tudo para o bem comum. Muitos teóricos escreveram sobre a beleza do regime. Depois, todos sabem o que aconteceu. Como foi escrito no livro “A Revolução dos Bichos” de George Orwell, “Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.” E assim foi...Poder absoluto, uma elite antiga na verdade foi substituída por outra, de outro tipo. Ao longo das décadas, a liberdade foi suprimida, a verdade escondida e aconteceram outras coisas horríveis que todos conhecem. Nem precisou muita guerra, a Revolução caiu sozinha, caiu de podre. Vindo agora para nossa casa, também tivemos nossa revolução, não tão grande como a comunista e também não para o mesmo lado. A nossa foi de direita. Com medo do horrível comunismo, aceitamos o golpe de 64, acabamos com o governo estabelecido. Parecia bonito.  Progresso – veio bastante dinheiro dos EUA na época – liberdade de religião, e principalmente livramo-nos para sempre do terrível socialismo que ameaçava nossa liberdade e as nossas criancinhas. O Brasil foi com tudo para frente e até hoje podemos observar, na nossa infra-estrutura, a solidez da época. Algumas pessoas, no entanto, em nome da mesma liberdade, foram presas, torturadas e mortas. É verdade, todo mundo sabe. Com poder total nas mãos, sem imprensa para controlar, já se pode imaginar o que aconteceu. Descambamos de todo para uma ultra-direita. 


Chegamos então a um ponto em que até quem era a favor da revolução, achou que era hora de pararmos e voltarmos a eleger nossos presidentes, nossos representantes, falarmos tudo que precisa ser falado na imprensa. Na verdade, essa foi a nossa revolução de esquerda, voltamos com a liberdade total, falamos o que quisemos, há lei e tudo mais. Mas então, o que aconteceu com essa nova revolução? Muito poder, novamente muita corrupção, muito desmando.  Essa Revolução também não deu certo, todo mundo reclamando nos jornais e ultimamente, na internet. Examinem todas as Revoluções que aconteceram no século passado e agora, no atual. Elas começam, viçosas, puras, cheias de vida. Com o tempo, vão se tornando feias, corruptas, violentas. Há pouco tempo tivemos e ainda estamos tendo as revoluções nos países árabes: "Arab Spring". Pode ter certeza, o ciclo vai ser o mesmo. Às vezes demora mais, às vezes demora menos. Como disse, há um problema bem lá dentro das Revoluções...Pensando bem, o problema talvez esteja dentro de nós, que as fazemos...


A queda da União Soviética
A Ditadura Militar
Corrupção no Brasil

2 comments:

  1. Olá!! Recentemente li o livro Arquipelago Gulag de Alexander Soljenítsin.
    Retrata fielmente as atrociddes cometidas pela "linda" revolução russa, aliás algumas situações passadas pelo autor são muito semelhantes às dos militantes de esquerda brasileiros.
    Conclui que não importa o regime, pois a perda da liberdade, as torturas prisões e etc, serão sempre iguais.
    Fernando

    ReplyDelete
  2. Boa lembrança para leitura: Arquipélago Gulag

    ReplyDelete