Sunday, March 31, 2013

O Formigão: “The book is on the table.”



O Formigão: “The book is on the table.”

“Você precisa
Aprender inglês
Precisa aprender
O que eu sei
E o que eu
Não sei mais”
(Caetano Veloso: Baby)



“The book is on the table”. Esta talvez seja a frase mais usada na primeira lição dos livros de ensino de Inglês de todas as épocas e certamente era a mais usada na minha época. Por motivos que eu não ouso explicar, o único professor do seminário, que não era padre, era o de Inglês. Se você um dia precisar de um símbolo ou imagem de “professor tradicional” – de antigamente, é claro -  pode contar com o “Formigão”: não dá para ser melhor. Ele não era excessivamente gordo mas tinha uma barriga muito grande. Vinha duas vezes por semana da “cidade” para o seminário para dar suas aulas de Inglês. Sempre no mesmo estilo, sempre do mesmo jeito, anos a fio. Nunca ninguém perguntava nada, ninguém ousava. Uma pergunta certamente alteraria o curso inabalável e absolutamente estático das aulas. Uma perguntinha só, alteraria o equilíbrio do Universo. Acho que o Formigão não era um mau sujeito, mesmo porque ele era praticamente o único contacto que tínhamos com o mundo exterior. O Formigão entrava, falava as frases que tinha de falar, juntava seu material e ia embora. Como uma aula pela Internet do passado. Não se emocionava, não alterava a a voz, não ria. Mentira minha, eu acho que ele tinha um sorriso quase imperceptível no canto dos lábios. Ou, talvez, eu queria que ele tivesse...

Minidicionário de expressões e phrasal verbs da Língua Inglesa

Lançamento:

Um livro importante para quem está aprendendo Inglês

Minidicionário de expressões e phrasal verbs 
da Língua Inglesa




Para comprar versão ebook, clique aqui

Para comprar versão impressa nos Estados Unidos, clique aqui

Para comprar versão impressa no Brasil, clique aqui

No comments:

Post a Comment