Wednesday, February 12, 2014

Dúvidas metafísicas

Dúvidas metafísicas



Como pode? Leio no jornal a notícia: “O monsenhor Nunzio Scarano, um ex-contador de alto escalão no Vaticano  julgado por evasão de divisas, foi também acusado de lavagem de dinheiro nesta terça-feira, 21, disseram autoridades policiais e seu advogado.
Li mais uma vez e era isso mesmo.  Sempre soube, desde a minha época de seminarista, que os padres devem fazer três votos: de pobreza, de castidade e de obediência. A obediência não sei como anda, mas a castidade, bem, todo mundo sabe o que tem acontecido nos últimos anos. A pobreza, sempre pensei, que não iria ser difícil, pois a mãe Igreja fornece tudo para eles, o tempo todo e, certamente, na velhice. E, de repente, me deparo com a notícia acima. O que faz um monsenhor tornar-se um “lavador de dinheiro”?  Evasão de divisas? De onde para onde? Do Vaticano para as Ilhas Cayman? Depois de aposentado, ele vai se aposentar num paraíso fiscal, para poder, livremente quebrar os dois outros votos?
Difícil entender o ser humano, muito difícil. Espero que o Papa Francisco dê um jeito nessa turma. Se eles querem os pecados do mundo, devem viver nele e não na Igreja.

Será que, quando o monsenhor fez os votos, ele cruzou os dedos para não valer? E aí vem minha dúvida metafísica: esses votos valeram ou não?  Ele vai para o inferno? Eu só sei que, por outro lado, muita gente pobre está vivendo no verdadeiro inferno da fome, da privação, e esse dinheiro todo desviado poderia “lavar” a alma deles, dos pobres. Quanto à alma do monsenhor, acho que não tem jeito, não dá mais para lavar. E o inferno, será que existe mesmo? Bom, se existir, ele tem vaga garantida lá, com assento marcado. Acho que o Satanás até já fez o crachá dele e tudo mais...

No comments:

Post a Comment