Tuesday, February 11, 2014

Pimenta nos olhos dos outros...

Pimenta nos olhos dos outros...


Quem não conhece o velho ditado “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”? Por isso é que vou escrever com cuidado o que tenho em mente. O povo todo está reclamando do calor em algumas partes do país. Justo. Vamos entretanto, dar uma pensada nos que sentem frio. “Frio”, no caso em pauta é um eufemismo, pois trata-se de gelo puro, mesmo. As temperaturas na parte norte da terra do Tio Sam estão dando o que falar. Mas o problema não é só todo mundo ficar congelado. Junto com isso vem carros deslizando na pista, batendo, capotando. As redes elétricas caem por causa de tempestades e da neve, e o aquecimento desaparece. Muita gente tem de ir para abrigos onde há ar quente. Aulas suspensas (muitos até gostam!). Firmas fecham. E por aqui não existem tantas leis trabalhistas assim. Se você não trabalha, mesmo que não seja sua culpa, nada de grana. Carga parada, os bens não chegam onde têm de chegar. É um caos. O primeiro mundo torna-se, de repente, segundo e até terceiro...
Na costa oeste, uma seca desgraçada, não chove. Os preços dos alimentos sobem, tal qual num país que eu conheço. Para quem gosta de vinho, uma má notícia:  a produção de uvas na California está caindo por falta de água e o preço do delicioso líquido de Baco vai para as alturas, logo, logo. Além de outros desastres naturais, outros não tão naturais assim. Tiros continuam sendo disparados com assiduidade em escolas, shoppings e outros  lugares públicos. Existe até um pouco, relativamente muito pouco, do tradicional assalto à moda tupiniquim. O nosso estilo provavelmente tem direitos autorais garantidos e ninguém ousa copiar.
Todo mundo tem direito de reclamar. Na verdade, faz até bem para a alma. Adaptando, porém, o ditado acima, podemos dizer que “gelo na cabeça dos outros é refresco”.


1 comment: