Friday, March 21, 2014

Nada de novo no front ocidental

Nada de novo no front ocidental


Em algum lugar da América do Norte, o velhinho estava matando o tempo na varanda de sua casa. De repente avistou alguma coisa na distância. Apertou bem a vista e gritou para a esposa lá dentro de casa:
-Querida, alguma coisa vem vindo. Parece um cavaleiro.
-É mesmo?
-Sim, está segurando as rédeas com a mão esquerda e, na direita, está com uma bandeira da Confederação. Acho que é um soldado sulista.
-Puxa, é mesmo? Acho bom você se preparar.
-Espera um pouco, acho que estava enganado. Parece um tanque de guerra com a bandeira americana no alto.
-Que bom, então podemos ficar sossegados.
-Um momento, deixa examinar melhor.
Daí, ele apertou mais a vista, cobriu a testa com as mãos e anunciou:
-Está tudo errado.
 O tanque é dos russos. Posso ver a bandeirinha com a foice e o martelo.
-Nossa...
-É isso, querida, agora tenho certeza. Os russos estão chegando.
Lá dentro a velhinha está ocupada e perdendo a paciência. Desabafa, baixinho, para si mesma:
-Coitado, além de ceguinho, acho que está ficando esquizofrênico.
Ele acha que ouviu alguma coisa e tenta conferir:
-Meu bem, você falou alguma coisa?
Ela não responde e, então, ele fala consigo mesmo, baixinho:
-Coitada da minha velhinha. Acho que ela já não consegue mais ouvir como antes.
Olha de novo e não consegue mais ver os russos. Grita, então, com todas as forças:
-Não precisa mais se preocupar, querida. Os russos desistiram. Acho que não vêm mais.
Ela para o que está fazendo, dá um suspiro e fala bem alto.
-Que bom, querido, agora você pode descansar.
Ele, então, senta-se na confortável cadeira da varanda e dali a pouco começa a dormir.
Preocupada com o silêncio, a paciente velhinha vem até a varanda, só para conferir. Vendo o marido no terceiro sono, suspira, aliviada, e murmura baixinho para ele não acordar:

-Dorme, querido, não há nada de novo no front ocidental...

No comments:

Post a Comment