Monday, September 15, 2014

Coisa de americano


Coisa de americano

Faz muito tempo, talvez por volta os anos 80. Tinha de trocar uns mirrados travelers cheques para poder sobreviver uns dias em terra estrangeira. Estava na fila de um banco em Miami. Enquanto esperava, fiquei lendo os avisos, prestando atenção nas conversas. Era bom para meu Inglês. Foi então que li uma grande placa afixada logo abaixo do balcão do caixa. Li três vezes para ter certeza de que era mesmo aquilo que estava lendo. Era simplesmente dirigida aos possíveis assaltantes. Não me lembro dos termos exatos, mas advertia os candidatos a bandido, que roubar de um banco era um crime federal. Com armas, era muito mais grave. Até aí tudo bem, nada mais justo. Falava qualquer coisa em termos de “pensar bem” antes de cometer o crime e informava qual era a pena. Muitos e muitos anos de cadeia.
Algo naquelas frases não soava bem. Fiquei divagando. Será que algum assaltante, diante de tal admoestação, iria parar o ato criminoso, ali, na hora, um pouco antes de cometê-lo?  Imaginei um fulano, coberto com uma máscara, de repente colocando a mão no queixo e pensando: “Melhor parar por aqui, não quero ir para a cadeia.” Talvez assustar algum cliente, em dificuldades financeiras, que estivesse pensando em mudar de profissão e partir para uma vida de crime? Talvez poder falar, depois de cometido o roubo, para o indivíduo no tribunal: “Eu avisei, não avisei?”
Será que algum dia, algum assaltante, em alguma parte dos EUA, chegou a ler aquela sábia admoestação? Será que foi impedido algum assalto por causa daquelas sábias palavras? Desculpe a ironia...
Não vi mais este tipo de aviso em bancos, mas vi muitos semelhantes em outros lugares, em outras situações. Talvez seja apenas um problema legal. Avisar para quem está para declarar “isto é um assalto” que aquilo consta como crime no Código Penal”, que não adianta explicar que não sabia.

Claro, tudo isso é um absurdo. Deve haver alguma razão, um dia vou descobrir. Por enquanto, a melhor explicação que tenho é a seguinte: “É coisa de americano”.


<><><><><><><><><><><><><>
  
À venda


Lançamento no Clube de Autores:  Insólito

Para comprar no Brasil ( impresso ou e book) clique: 



Para comprar nos Estados Unidos clique



No comments:

Post a Comment