Sunday, December 14, 2014

Quem é essa mulher, que canta sempre esse estribilho?


Quem é essa mulher, que canta sempre esse estribilho?

O Chico, na sua música “Angélica” pergunta “Quem é essa mulher, que canta sempre esse estribilho? Todos sabem que é Zuleika Angel Jones, mais conhecida como Zuzu Angel. E o estribilho dizia: “Só queria embalar meu filho, que mora na escuridão do mar.” E o filho da Zuzu era Stuart Jones. O pai era um americano, Norman Angel. Ela era estilista de moda e começou com costuras bem simples, tornando-se famosa mais tarde.
No entanto, ela ficou mais famosa pela luta para encontrar o corpo de seu filho, que havia sido preso, torturado e morto pela Ditadura no  Centro de Informações da Aeronáutica (CISA), no aroporto do Galeão. O governo, na época, declarou-o como desaparecido. Mas todos sabiam da verdade. E Zuzu, destemida, nunca parou de batalhar para saber a verdade, para encontrar seu corpo. Na época, uma atividade muito perigosa. Só não foi “bloqueada” logo de início, por ser esposa de um americano e por ser internacionalmente conhecida no mundo da moda. Protestou de todas as formas.
Na madrugada de 14 de abril de 1976, sua busca terminou. No entanto, foi por outro motivo, não por ter encontrado o corpo. Sofreu um estranho acidente na Estrada da Gávea. Duas testemunhas afirmaram que ela foi jogada fora da estrada. As autoridades do regime militar disseram que foi um acidente. Estranhamente, uma semana antes ela havia deixado uma mensagem com o Chico Buarque. Se ela morresse por acidente ou outro motivo, os responsáveis seriam os mesmos assassinos de seu filho.

E a música continua: “Só queria lembrar o tormento, que fez o meu filho suspirar”. Insiste que “Só queria agasalhar meu anjo, e deixar seu corpo descansar”. Mas ela não teve chance. As mesmas forças que cobriram de trevas seu filho, finalmente a levaram também.

Chico canta: Angélica


ooooooOOO0OOOooooo


Essa vida da gente

Para adquirir este livro no Brasil 

--------------------

Para adquirir este livro nos Estados Unidos 



No comments:

Post a Comment