Wednesday, February 11, 2015

Usando das atribuições...



Usando das atribuições...

Era uma espécie de magia, mas era uma magia reversa. Na época da Ditadura, quando os “homens do poder” resolviam, simplesmente soltavam um decreto. Dizia, assim, sem mais nem menos, que o Presidente da República, usando das atribuições que lhe confere o art. 4º, do Ato Institucional nº 5, etc. e tal, resolve cassar os mandatos políticos dos seguintes parlamentares... E daí vinha uma lista. Não podia ser mais simples ou fácil do que isso. Era uma moleza se livrar de políticos corruptos. Sem investigacão, sem processo, sem votação, sem nada. E tudo ficava “limpo”. Havia um pequeno problema, entretanto. Talvez houvesse um corrupto ou dois na lista, mas a grande maioria eram pessoas honestas, porém inimigas do governo. Aqueles que não concordavam com o regime de exceção. Um ou dois reconhecidamente desonestos no meio eram apenas para “validar” a cassação.  E assim foi, até terminarem todos os opositores. O partido da oposição era de oposição só de nome. E o partido da situação era o que valia. E que situação!
Muita gente fala das bombas e mortes causadas pelo pessoal da esquerda. Há verdade nisto e não devemos cobrir o sol com uma peneira. Foi uma luta pela liberdade, mas deve ter havido péssimas decisões. O que pouca gente fala e sabe é que o pessoal da Ditadura também organizou atentados e soltou bombas para parecer que eram os militantes de esquerda. O caso mais famoso, “autuado em flagrante” e tudo mais, foi o do Rio Centro. A bomba explodiu, por acidente, no colo do militar. Havia também um tal de Sábato Dinotos, a mando de militares radicais de direita, que organizava assaltos a bancos e atentados como se fossem executados pelos “subversivos”. Se você não conhece essas histórias, estude um pouco antes de dizer que tem saudades da Ditadura, sem nem mesmo ter vivido naquela época. Foi um tempo negro e triste da história por todos os lados. Isso não quer dizer que a época atual seja boa, mas afirmar que aquela foi  é decididamente um grande erro e está longe da verdade.

Eram assim que se faziam as coisas, era assim que se dirigia uma nação! Muita gente achava bonito. Eles não ouviam os gritos de dor da tortura, nem o que se fazia nos porões.  Esse era o custo. Quem está pagando até agora, eu não sei. Talvez, todos nós. Depois de uma análise profunda, talvez cheguemos a conclusão de que a situação atual de nosso país veio exatamente daquele estado de coisas.



             *****************

Essa vida da gente

Para adquirir este livro no Brasil 

--------------------

Para adquirir este livro nos Estados Unidos 


1 comment:

  1. Como dizem por aqui "a memória é curta" e os gritos pela volta dos militares são cada dia mais comuns ...

    ReplyDelete