Monday, June 22, 2015

É


É

É. Pode existir palavra menor que esta? Mas não se enganem, aqui vale o velho ditado de que “tamanho não é documento”. É uma das mais fortes e poderosas da Língua Portuguesa. Para começo de conversa, ela significa que algo ou alguma coisa existe de fato, está ali. Além disso pode dizer poucas e boas sobre uma pessoa: “é um fulano desprezível”, “é um idiota” e por aí vai. Pode também indicar, com certeza que “alguém é um grande sujeito”, “é um cara legal”. É uma palavra modesta na estatura mas poderosa no significado. Devo reconhecer, porém, que ela, na verdade, é uma forma conjugada de uma palavra maior, o verbo “ser”. Por outro lado, ela mostra como “é” independente. Rebelou-se contra sua forma infinitiva, mostrando como ela é definida, sintética, poderosa, não “é” mesmo? Provou que, com uma só letra, ao invés de três, “é” mais ela. Além disso, ela é extremamente popular, sem deixar jamais de ser erudita. Não é como certas palavras que conheço, como “oculista” que está na boca do povo e que, quando quer dar uma de “chique”, vira “oftalmologista”.
Um doutor em Filosofia vai usar um “é” com a mesma naturalidade e poder do que uma pessoa bem simples respondendo: “É, sim, senhor”. A palavra “é” tem uma amiga muito parecida com ela, que é a conjunção “e”, sem acento. Não pensem, porém, que ela é fraca, só porque a pronúncia é fechada. Muito ao contrário, ela significa “mais”, “acréscimo”, “adição”. Eu e você, somos nós!
Voltando ao “é”, na expressão “pois é”, ele pode sugerir sarcasmo, ironia. Viram como ela “é” eclética, múltipla, pluralista, dentro de sua forma tão sintética, tão singela? Existem tantas coisas que o “é” pode fazer, que precisaria de um livro inteiro para explicar.

Vou encerrando por aqui, não sem antes lembrar que, em alguns casos, esse “é” pode mudar a vida de uma pessoa. Imagine um juiz perguntando aos jurados se o réu é culpado. Já imaginou o peso de um “é” se essa for a resposta. E este é o fim desta crônica. Não é? É sim...

oooooOOOOOooooo

Histórias do Futuro

Cover_front_mediumPara adquirir este livro no Brasil 



Para adquirir este livro nos Estados Unidos 

Clique aqui (e-book: $3.99 impresso: $11.98)

No comments:

Post a Comment