Saturday, September 29, 2012

Mensagem do Futuro


Mensagem do Futuro
autor: Flávio Cruz

Gerald trabalhava numa central de comunicações especiais.  Ali ele não recebia transmissões de naves espaciais , embora houvesse milhares no espaço próximo e distante, nem de estações estabelecidas por humanos em outros planetas. Seu trabalho era outro.
Fazia quase 300 anos que o homem pousara na Lua e a tecnologia atingira níveis sequer imaginados. Além disso, muitos outros fatos haviam ocorrido. Foi por acaso, mas finalmente o homem havia feito alguns contatos com civilizações extraterrestres. No processo descobriu outras formas de comunicação, ondas em outras dimensões, que mesmo os autores de ficção científica jamais tinham concebido. Eram esses tipos de transmissão que Gerald procurava captar. Seus aparelhos eram completamente inúteis para sinais convencionais, eles sondavam em outras áreas, em outras faixas. Assim, qualquer transmissão que se conseguisse captar através daquelas incríveis máquinas era extremamente importante e singular.
Foi por isso que Gerald ficou excitadíssimo quando uma mensagem apareceu no cilindro holográfico. Estava em forma de números, extremamente pequenos e em movimento. Ele sabia que ela tinha significado mas tinha de ser decifrada. Chamou o especialista em decodificação. Este congelou a imagem, desbloqueou o cilindro da máquina e saiu levando-o consigo. Gerald ficou sozinho. Começou a analisar os dados no histórico do computador. Quando viu a data de envio da mensagem teve um sobressalto: 27 de junho de 2253, ou seja, 31 anos depois. A mensagem havia sido enviada do futuro? Devia haver algum erro. Ele sabia, porém, que essas máquinas não erravam. Enquanto pensava sobre aquele acontecimento inédito foi chamado para uma reunião.

Ficou admirado ao ver na tela da sala de teleconferência o legendário Dr. Stravius. Ele era chefe do projeto “Time Streaming” . Gerald sabia que o objetivo do mesmo era colocar no espaço naves especiais que viajariam a uma velocidade próxima da luz. Nesse ponto seria colocada em ação a nova tecnologia de viagem no tempo. Uma vez que a nave conseguisse “dar o pulo” para algum tempo no futuro ou no passado, ela voltaria para a Terra...em outra época. A parte teórica estava em ordem há muito tempo, faltava agora a inteligência artificial projetar e fabricar os equipamentos necessários, inclusive a nave em si, que viajaria com robôs. Um ser humano, mesmo com todos os avanços da ciência,  não resistiria a uma velocidade dessas.
O que Gerald não sabia era que nos últimos anos houve um progresso geométrico  em todo o projeto. A espaçonave do tempo, o objetivo final do projeto “Time Streaming”, estava pronta para ser lançada. Gerald não conseguia acreditar nas revelações. Nesse momento chegou a transcrição da mensagem que ele recebera. Era um pedido de socorro da nave TS01, primeira do projeto, que nem havia sido lançada .Ela estava com problemas e pedia ajuda ...do futuro. Houve uma rápida discussão dos envolvidos no projeto sobre o absurdo que isso representava.  Gerald só ouvia. Eles não podiam anular o projeto. Não podiam cancelar o lançamento porque agora eles sabiam que ele já tinha acontecido. Não adiantaria tentar, era o tal do “paradoxo” , do qual  os antigos cientistas tanto falaram no passado.De qualquer forma, para bloquear o lançamento seria necessário usar os computadores e estes “sabiam” que não podiam evitar algo que já tinha acontecido no futuro. Eles se recusariam a tomar as medidas necessárias.
A essa altura, Gerald estava pensando como eles tinham deixado que ele participasse de uma reunião com cientistas que estavam vários níveis acima dele. Tinha certeza de que eles fariam algo para evitar que ele revelasse para outros cientistas ou técnicos qualquer coisa do que acontecera e ouvira no encontro. O que fariam?
A resposta veio logo. Antes de sair do local onde se realizara a reunião, ele ficou sabendo que todos, exceto os cinco grande cientistas-chefe do projeto, teriam de passar por um departamento para cumprir as determinações do código MDSP345 que fazia parte dos procedimentos do projeto Time Streaming. Uma máquina deletaria completamente os dados referentes ao projeto, inclusive a recente  reunião, do cérebro de todos. Assim, em suas mentes, a mensagem não tinha vindo, o projeto ainda estava na fase inicial, nada disso tinha acontecido. Por outro lado, os acontecimentos, as opiniões, a discussão, a reação dos envolvidos, tudo ficaria retido na memória das máquinas.
Assim é que para Gerald, o dia seguinte foi um dos mais monótonos das últimas semanas. Nada de especial estava acontecendo agora, nem tinha acontecido no dia anterior...

No comments:

Post a Comment