Wednesday, August 7, 2013

Contexto é tudo

Contexto é tudo



Contexto é uma coisa séria. Imaginem só uma pessoa falando “Quero sangue!”. Coisas horríveis podem vir à nossa cabeça.Um vampiro encurralando você numa viela sem saída? Um médico, que está tentando salvar uma vida,  falando para a enfermeira se apressar? Um técnico de futebol, no intervalo da partida, falando para para seu time jogar mais agressivamente? A lista é interminável. E tem mais: Depende da “cara” que você está fazendo quando está falando a frase. A língua, além de ser extremamente rica, têm nuances às vezes quase imperceptíveis.
Para exemplificar mais uma vez, vamos pensar numa outra frase: “Estou com fome.” O mais legítimo e direto significado é quando uma criança da África, realmente com fome, pronuncia a frase. Acho que, na prática, muitas delas nem conseguem mais fazer isso. Estão tão desnutridas que nem falam mais. Em diferente situação, e bem mais confortável, está o cidadão bem nutrido que, por um motivo qualquer, se atrasou para o almoço. Aposto que ele diz “estou morrendo de fome”, enquanto na verdade para morrer ainda falta muito: tem muita gordura para queimar. Ainda mais diferente de tudo isso é quando dizemos, de um ditador, que ele tem “fome de poder”. E como tem gente assim! Para não dizerem que sou cínico, devo citar também o rapaz apaixonado que diz que “tem fome”, mas é de amor. Claro, há aqueles que quando dizem que “têm fome de amor”, estão querendo impressionar a garota só para ir um pouco mais além. Acho, porém, que isso era antigamente. Hoje em dia, imagino, os namorados nem falam nada e já vão muito além.
“Vou lutar” pode ter igualmente inúmeros significados. Só para citar uns exemplos, pensem nos soldados, num líder sindical, num pugilista. Com as mesmas palavras, querem dizer coisas bem distintas. Como disse, contexto é tudo. Entretanto, quando um político falar a frase “Vou lutar por você”, vou deixar para sua interpretação. Pode ter vários significados.

Talvez, quando você transforma em palavras a famosa equação de Einstein, E= mc2, você não precise de contexto. Ciência é ciência. Mas depois dessas histórias que a Dona Quântica está contando por aí, não sei não...As coisas estão complicadas. Outras dimensões, outras leis da Física? Melhor calar a boca, quero dizer, calar as teclas do meu computador. Esse negócio é complicado.

No comments:

Post a Comment