Friday, August 9, 2013

Presidentes e ex-presidentes

Presidentes e ex-presidentes



Existe um grande país que tem alguns costumes feios, como tantos outros no mundo. Têm coisas bonitas também e uma delas, é a imagem que tem de “presidente”. Para começo de conversa eles não usam o prefixo “ex”.Uma vez presidente, sempre presidente , mesmo não estando no cargo. Não existem ex-presidentes. Um detalhe significativo. Além disso, depois de terminarem o mandato, os presidentes não procuram mais cargos políticos. Ficam acima disso. São figuras quase  sagradas. Fazem palestras, participam de cerimônias públicas, promovem campanhas sociais. São respeitados, até mesmo aqueles que não foram tão eficientes assim. Não é o homem presidente. É o cargo de presidente que é respeitado. É bom, é bonito.
Conheço um outro país, onde alguns presidentes, depois de acabarem seus mandatos, tentam desesperadamente voltar para um cargo político, obviamente inferior ao primeiro. Qual a dignidade de um ato como esse? As pessoas se acostumam, apesar de ser estranho. Nesse país, o cargo de presidente tem menos valor? Existe até aquele que foi expulso do cargo e ainda assim insistiu em se candidatar para uma outra posição. Não sente vergonha? Outro fez um governo tão ruim que deveria se ausentar para sempre, esperando que, com o passar do tempo, pudesse parecer  “presidenciável”. Ou talvez ser simplesmente esquecido, melhor para ele. Poderia se contentar em ser apenas dono de um estado de seu país. Um estado inteiro, imaginem! Que nada, lá está exercendo mais um cargo. Menos presidenciável que um bedel de escola, apesar de todo poder que tem. E as pessoas votam de novo, nas mesmas pessoas, de novo.
É só uma curiosidade, mas é algo de se notar. Num país há presidentes e ex-presidentes, que podem agora ser deputados ou senadores. Noutro só há os Presidentes para sempre, com “P” maiúsculo, o atual e os outros que já saíram do cargo. Nunca mais se candidatam para um cargo. Jamais.

Como alguém fez no passado , é o caso de se perguntar: “Que país é este?” Melhor ainda, “Que país é aquele?”

No comments:

Post a Comment