Tuesday, October 8, 2013

O spray verde

O spray verde

A polícia inglesa está usando um produto químico sem odor, invisível e quase impossível de limpar. No ato do roubo ou assalto, um jato de spray é lançado no meliante, que nem percebe o que está acontecendo. Quando exposto à luz infravermelha o larápio fica de cor verde. E ninguém consegue tirar o verde da cara do indivíduo por semanas a fio. O novo sistema diminuiu violentamente a quantidade de crimes na região onde está sendo usado.
Pensei que talvez pudéssemos usar esta ferramenta útil na luta contra o crime. Depois, pensando bem, achei que seria inútil. Em primeiro lugar, teríamos de usar uma quantidade tão grande deste produto que ia acabar ficando caro. Em segundo lugar, alguém muito esperto, conseguiria fazer por aqui o que ainda  não conseguiram fazer na Inglaterra: limpar o produto da pele. Em terceiro lugar,  mesmo sabendo que o fulano está “verde”, não conseguiríamos capturá-lo por falta de policiamento. E, por último, se, por sorte, pegássemos algum, uns bons advogados iriam conseguir provar que...Sei lá, qualquer coisa, que o seu cliente comeu muito agrião, e por isso está verde, por exemplo. Nunca se sabe. Todos sabem como funciona o sistema judicial.
Talvez pudéssemos usar para políticos corruptos. Mas daí, como iríamos saber onde estão sendo feitas as reuniões secretas, onde estão combinando a “comissão” da obra, o superfaturamento? Não daria para montar uma armadilha para lançar o super spray verde. Além disso, eles certamente pagariam algum “por fora”para os que fornecem o tal do spray, para alterar a química do dito cujo. Tem tanto jeito de se safar.
Além do mais, se tivéssemos sucesso com o spray verde, no caso dos políticos de nada iria adiantar. Existe gente tão cínica que é capaz de falar que mudou para o “Partido Verde”. E daí, os coitados deste Partido, que nada têm com a história, para não serem confundidos com a máfia, iriam ter de mudar de cor: Partido Azul, Partido Abóbora, ou qualquer coisa assim. É o que todos sempre dizem: aqui não funciona...



No comments:

Post a Comment