Sunday, November 10, 2013

A lição do Ivo




A lição do Ivo

Animado, brincalhão, e sempre sorridente. Assim era o Ivo, técnico em raio X. No trabalho, todo mundo gostava dele, era sempre aquela alegria no ar. Até os pacientes ficavam felizes ao vê-lo. Quem não ligava, aliás não ligava para nada, era a Nanci, a recepcionista, sempre com aquela cara de quem comeu e não gostou.
Um dia, o Ivo aproximou-se dela com uma pilha de radiografias. Todas elas eram de cabeças de pacientes. Calmamente foi mostrando uma a uma para ela, dando os nomes das pessoas, o problema que eles tinham. A Nanci achou que ele iria dar alguma tarefa diferente para ela e já se preparava para fazer algum comentário desagradável. No seu rosto já se estampava aquele ar de desdém e desagrado.
O Ivo foi explicando:
-Você vê todas essas radiografias? São o que realmente somos por dentro. Um conjunto de ossos feios, cadavéricos. A natureza, sábia,  livrou-nos da horrível tarefa de aguentar  essa visão. Ao longo dos anos, desenvolveu nossas faces de tal forma que elas ficassem agradáveis, sorridentes,  boas de se olhar. Cobriu nossos ossos horríveis com músculos, pele macia... Já pensou termos de enfrentar verdadeiras caveiras cada vez que conversamos com alguém? Assim, temos nossos lindos rostos para mostrarmos aos outros e tornar nossa vida suportável. Você, no entanto, está jogando centenas de milhares de anos de evolução, ao tentar mostrar, ao invés de seu rosto lindo, a caveira que está por trás. Tente sorrir mais, faz bem para a saúde do corpo e da alma.
A essa altura, havia muita gente ouvindo a conversa e, não fosse o temperamento da Nanci, todos teriam batido palmas. Ninguém quis arriscar e, além do mais, estavam esperando por uma atitude destemperada da recepcionista. Ao contrário do que se esperava, no final ela não deu nenhum show, apenas esboçou uma cara de ligeiro desagrado.
Era uma sexta e todos se esqueceram do incidente em homenagem ao sedutor fim de semana que estava chegando. A segunda, comos sempre faz, veio com expectativa de mau humor, principalmente por parte da Nanci.
Para surpresa de todos, ela chegou mudada. Na roupa, na maquiagem, em tudo, e principalmente na atitude. Mostrava um sorriso que ninguém suspeitava que ela tivesse.
Foi um dia diferente no escritório e o começo de uma nova vida para a Nanci. O Ivo tinha conseguido ressuscitar nela milhares e milhares de anos de evolução que estavam represados na moça.

Só posso dizer que foi um bom trabalho, esse que o Ivo fez.

No comments:

Post a Comment