Monday, November 24, 2014

Drones, “quadcopters” e cultura nacional

Drones, “quadcopters” e cultura nacional



Os EUA começaram, há um bom tempo atrás, a usar drones para assassinar terroristas. Lá de longe, a milhares de quilômetros, os “pilotos” miram nos inimigos e os aniquilam. O risco para os atiradores é zero. Estão confortavelmente sentados em salas de Nevada ou no Arizona, como se estivessem jogando vídeogame. O campo de batalha pode ser no Afeganistão, no Iémen, em qualquer lugar. É claro que existem as vítimas colaterais, mas sempre foi assim na história do mundo, não foi?
Aquele antigo conceito, de que épocas de guerras são excelentes para se desenvolverem novas tecnologias, é bem verdade, está provado. No fim, entretanto, tudo acaba virando dinheiro. É por isso que agora os drones começaram a se espalhar para outros usos mais cotidianos e menos bélicos. Estão falando em usá-los para examinar áreas rurais, grandes construções, jornalismo e uma série enorme de outras coisas. Claro que, nesse caso, não precisamos daqueles enormes que carregam armas. Eles precisam apenas da força suficiente para carregar pequenas encomendas e, principalmente, câmeras. Já dá para imaginar a confusão que está para chegar. Mulheres famosas e outras não tanto, sendo fotografadas, em suas formas naturais, à revelia (ou não). Homens famosos em seus afazeres diários sendo bisbilhotados.
Esses drones mais leves e com várias hélices, são chamados de “quadcopters” e já dá para ver um futuro econômico brilhante para eles.
Com um pouco de cinismo, porém, pode-se ver também um outro porvir. Nos EUA, quem garante que não vamos ter, logo, logo, um tiroteio, daqueles estilo “faroeste moderno” entre “quadcopters”? Não duvide, não. E, na nossa pátria amada, quem duvida que um espetacular assalto a “asas armadas” não ocorra em breve?
Isso é a tecnologia se adaptando à cultura ou vice-versa.


o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o

Paralelo 38 e outras histórias
Paralelo 38 e outras histórias


Para adquirir este livro no Brasil:

Clique aqui ( e-book: R$ 7,75/ impresso: R$ 25,96)

----------------------------------

Para adquirir este livro nos Estados Unidos :




No comments:

Post a Comment