Thursday, March 12, 2015

A loja de penhores


A loja de penhores

As lojas de penhores têm coisas bem baratas. Produtos quase novos são comprados por uma pechincha. Lá vou eu atrás de uma bicicleta, preciso de exercício. Abro a porta e a primeira coisa que eu vejo é um violino. Está em destaque em cima de uma  mesinha. Velho, porém bonito e conservado. Estranho, nunca tinha visto um lá e olha que lá existe de tudo: aparelhos de som, ferramentas, televisores, computadores, nem sei mais o quê.
Começo a pensar. Quem traria um violino para uma casa de penhores? Um pai que, desiludido,  desistiu de incentivar o filho a tocar o belo instrumento? Uma viúva que está se desfazendo dos bens do marido, que há pouco se foi? Pior, talvez um músico, que, em dificuldades financeiras, precisou fazer alguns trocados. É o mais provável, infelizmente... Normalmente as pessoas vêm a esses lugares porque estão com problemas de dinheiro. Fico imaginando a figura triste do artista, sem seu precioso instrumento. Caindo na realidade, abandonando a arte para sobreviver.
Talvez não seja bem isto, mas certamente é uma história parecida. Não, não vou comprar mais a bicicleta. Talvez alguém... É triste ter uma vantagem porque alguém está em dificuldades.
Por dentro, chorei pelo violinista que perdeu seu instrumento. Espero que não perca sua arte também, sua dignidade e, um dia, possa voltar a tocar... Sou otimista, acho que até já escuto as notas no ar...


ooooooOOO0OOOooooo

A crônica acima não faz parte do livro abaixo

Essa vida da gente

Para adquirir este livro no Brasil 

--------------------

Para adquirir este livro nos Estados Unidos 


No comments:

Post a Comment