Wednesday, February 3, 2016

A verdade chegou



A verdade chegou

Ela chegou cansada, sofrida e bem no fim da tarde, mas chegou. A vila bem que estava precisando dela, com toda aquela confusão, tanta gente com opiniões diferentes sobre tudo, o pessoal se agredindo mutuamente, uns chamando os outros de mentirosos e outras coisas que nem dá para a gente repetir. Ela sabia que precisava vir e então veio. Ela era a verdade. Vestia uma túnica branca, não era nem feia, nem bonita. Ela era ela.
Antes mesmo que chegasse a manhã do dia seguinte, todo mundo já contava vantagem. Porque a verdade isso, porque a verdade aquilo. Em outras palavras, cada um achava que ela tinha vindo para confirmar sua versão das coisas.
Pois bem, perguntada, ela foi tirando as dúvidas, explicando tudo detalhadamente, com calma, sem pender nem para um lado, nem para outro. Como tinha de ser, claro, ela era nada mais, nada menos do que a verdade em pessoa.
Foi aí que aconteceu o imponderável. Foi aí que toda a criatividade do povo da vila apareceu. Uns tomavam uma só frase do que ela falava e repetiam, repetiam só aquilo. Outros falavam a frase até a metade e depois completavam-na com o resto de outra frase. Outros falavam bem baixinho umas partes e em voz bem alta, outras partes. Uns repetiam incessantemente uma ou duas palavras do que ela falava. Alguns falavam que o que ela estava falando estava em sentido figurado e não era bem assim, precisava se interpretar de acordo. Alguns mais ousados, falavam que isso, que aquilo. Havia uns que até copiavam uma frase dela mas diziam que se referia a uma pessoa, quando na verdade se referia a outra.
Enfim, depois de uma semana, a coitada estava tão desfeita, tão pulverizada, tão mudada, tão descolorida, que até parecia uma mentira.
Deu um longo suspiro, pegou umas poucas coisas que trouxera e, na calada da noite, partiu.
A maior parte ficou aliviada. Foi uma semana dura, pesada e trabalhosa. Agora, finalmente, todos podiam continuar a fazer o que sempre fizeram: falar umas boas mentiras e finalmente descansar.


oooooOOOooooo

Estranhas Histórias
Estranhas Histórias

Para adquirir este livro no Brasil 



Para adquirir este livro nos Estados Unidos 


No comments:

Post a Comment