Friday, November 23, 2012

A Revolta dos Celulares


A Revolta dos Celulares

Fiquei preocupado com a notícia que li no Financial Times: o número de celulares vai superar o número de pessoas no mundo. Certamente há várias explicações sócio-culturais ou sócio-econômicas para isso. Pode ser também alguma explicação “sócio-algumaoutracoisa” mas com certeza vai ser “sócio”. Eu continuo achando que é a vontade de falar. As pessoas falam muito, muito mesmo. Pare na esquina de uma grande cidade e observe. Cada vez mais você tem dificuldade em achar alguém que não esteja falando ou “textando”...Dentro dos carros – nos locais onde ainda não é proibido usar celulares – a mesma coisa. Antes de continuar, gostaria que alguém me explicasse um grande mistério. Como é que as pessoas conseguem “ text” e dirigir ao mesmo tempo? Uma vez eu consegui ver um, pois estava num ônibus e consegui observar de cima. O jovem estava segurando a direção com os joelhos e usando as duas mãos no celular. E pasmem: em um determinado momento ele começou a acelerar. Acho que não queria que o ônibus o ultrapassasse. Sabem como é a garotada. Ser ultrapassado por um ônibus? Como dizem por aqui: “No way...”. Impossível que este seja o método mais comum, por isso ainda fico à espera de uma explicação mais plausível. Se os carros automáticos – aqueles que se dirigem por si mesmos, não os carros com transmissão automática, sabe, os carros que o Google andou experimentando -  já estivessem por aí, seria uma maravilha, eu poderia dormir tranquilo à noite. As coisas estão indo muito rapidamente, eu não sei, talvez alguns já estejam por aí. 
Voltando aos celulares, eles já são usados o tempo todo. Acho que só param na hora que os usuários precisam  comer. Quero dizer, já nem tenho certeza disso. A não ser que os usuários usem dois celulares ao mesmo tempo – será? – não sei o que vai ser dessa imensidão de celulares extras. Em questão de dois ou três anos vamos estar falando de bilhões. Aí é que está o problema, o que eles fazem quando os donos estiverem usando o “outro”. Vou explicar melhor a minha preocupação. Estes danados de aparelhos, eles parecem gente. Melhor, eles são iguais a gente. Ouvem, falam, conversam. Quem me garante que eles não têm sentimentos? Inveja, ciúmes, por exemplo?
O fulano está com três aparelhos – meu Deus, por que alguém quer três celulares? – ele sai com dois e deixa um em casa. O cotadinho fica naquela solidão...E tem todo esse mundo da Internet, redes sociais por aí. Não duvide  do que eu vou falar, não. Tudo é possível. Ali, parado...Ele fica com raiva, começa a se conectar. Falar mal do seu dono para todo mundo. Pior ainda: começa a soltar todos os “podres” do seu dono na rede. Você duvida?  Ele não vai falar o que todo mundo já sabe, o que o próprio dono soltou no “Face”:  Ele vai contar as “outras” coisas...Aquelas que o dono não fala nem para o padre se ele fizesse confissões. Na verdade eu nem sei se as pessoas ainda fazem confissões.


As mulheres que me perdoem pelo que eu vou falar agora, mas não é machismo, não. Ainda bem que os celulares são do sexo masculino. São, não são? Porque, você sabe, mulher quando fica com ciúmes é muito mais...Como vamos dizer isso sem ofendê-las? Ah, sim, elas são muito mais “firmes” em suas ações. Se o celular fosse do sexo feminino, poderia começar a gastar “online” por aí, só porque está abandonado. Ainda bem que eles são masculinos. Ainda assim um celular abandonado pode fazer um estrago danado, pode começar a soltar seus CPFs, suas senhas, seu saldo bancário, só para se vingar. Não duvidem, hoje em dia acontece cada coisa! Só para garantir, leve os seus três celulares consigo e tente usar um pouco de cada um para não haver ciumeira. Ou se for muito peso –psicológico, é claro, eles são tão leves hoje em dia – pode deixar um em casa desligado e longe da tomada. Sabe, eu não entendo de teconologia, é melhor ficar garantido. De repente um desses “nerds” inventou um “app” que permite ao aparelho “autocarregar” da tomada mais próxima.  Não ria, não. Eu conheço muita gente que iria rir muito nos anos 60 se você falasse que podia levar seu telefone por aí, na rua, no metrô. Se você falasse que poderia mandar uma foto para outro telefone, lá em Tóquio, no mesmo instante, o pessoal daria então uma gargalhada muito grande. É a mesma coisa, não ria, que o assunto é  sério...Ah, estava me esquecendo de uma coisa. Nunca deixe mais de um em casa. Se você deixar dois, mesmo desligados, nunca se sabe, eles podem se unir contra você, fazer um complô, uma quadrilha, podem tramar uma grande conspiração. Podem até “pegar fogo” e incendiar sua casa. Eu sei que agora estou exagerando. Mas, enfim, todo cuidado é pouco...

A notícia: ‘Financial Times’: mundo terá mais celular do que pessoas em 2013

No comments:

Post a Comment