Sunday, April 15, 2012

Sociedades Não Tão Secretas

Sociedades Não Tão Secretas
Ainda bem que existem essas associações que tentam proteger as minorias, os desamparados, os aflitos. Elas existem no mundo inteiro mas aqui nos Estados Unidos elas proliferam. Os aposentados, por exemplo, têm a AARP (American Association of Retired Persons) que, entre outras coisas, procura arrumar descontos para os seus sócios, tenta protegê-los no Congresso Nacional contra leis que queiram tirar seus benefícios, faz pressão para melhorar a aposentadoria. Nada mais justo. As pessoas de raça negra têm  a NAACP (National Association for the Advancement of Colored People) que examinam casos de discriminação, que protegem seus associados contra injustiças e pressionam politicos para que promovam leis que mais e mais lutem contra o isolamento de seu grupo. Além disso,  incentivam crianças e jovens a buscarem seu justo lugar na sociedade. A   NCLR (National Council of la Raza) faz a mesma coisa pelas pessoas  de raça hispânica.  E assim vai. O Greenpeace luta pelo meio ambiente. Todos precisam de proteção neste mundo cruel, cheio de competição, injustiça e maldade. Existe, porém uma associação muito especial: a NRA (National Rifle Association of America). Alguns traduzem como Associação Nacional de Rifles. Definitivamente ela não é como as outras. Não, não é também algo como um grande clube de tiro ou coisa assim. Estariam eles protegendo as incontáveis vítimas de tiros acidentais e outros não tão acidentais? Com certeza não. Estariam protegendo os possuidores de armas, talvez,  contra processos de pessoas descuidadas que levaram tiros de outros porque são distraídas? Talvez protegendo as armas propriamente ditas? Pensando bem, acho que  elas não precisam de proteção…
Nada disso: ela  protege os fabricantes de armas. Contra quem não gosta delas, contra quem quer regulamentar a venda, contra quem acha que é perigoso. Pressionam politicos e desviam a atenção da imprensa quando acontece um desses tiroteios famosos que matam muitas pessoas. São riquíssimos e poderosos. Dizem até que investiram pesado no Brasil quando houve o plebiscito a respeito das armas. Será? Não, não é possível… Esse pessoal fala demais... De qualquer forma, se eles abrirem um escritório no Brasil, já sei até o “slogan” que eles vão usar. Vão parodiar a frase dos antigos navegantes e depois usada por Fernando 
Pessoa e Caetano Veloso:  “Atirar é preciso; viver não é preciso” , ou em outras palavras, é mais importante vender uma arma do que tentar evitar que alguém seja vítima de uma. Pois é, há  associação para tudo…

No comments:

Post a Comment