Thursday, August 25, 2011

Mão esquerda, Mão direita


Mão esquerda, Mão direita


Houve uma época em que trabalhava transportando pacientes que estavam se utilizando do sistema de saúde do governo americano. Esta é uma das “histórias”, e realmente aconteceu (outros nomes, outros detalhes..talvez piores...)
E lá vem o americano,Bill Crossings, uma mistura de redneck,  de sulista, de americano tradicional. E me explica que o Doutor tal, que trabalha para o sistema de Previdência do Governo, quer que ele volte para o trabalho. O outro médico,  indicado pelo seu advogado,  diz que de forma alguma ele está curado o suficiente para o trabalho.Ele provavelmente nunca mais vai poder fazer sua tarefa , na construção civil, como fazia  antigamente. Muitas limitações, falta de força na mão, perda de habilidade, etc. Um  doutor diz uma coisa, outro diz outra, dependendo da direção para onde os dólares devem ir, quem vai ser beneficiado ou quem vai ter de gastar e quanto. Daí surge uma outra discussão, muito importante, que vai definir toda a história da mão machucada do cidadão: DISABILITY. E então Bill me explica entusiamado a sofisticada matemática da “disability”. Como funciona o percentual de incapacidade, como os médicos e advogados disputam, a favor  e contra o paciente, os percentuais de incapacidade para o trabalho. E ainda é mais sofisticado, a incapacidade é permanente ou transitória? Bill me explica que aquele “son of a bitch” de médico disse que sua incapacidade era só de 15%! Idiota, quero ver ele conseguir fazer o meu trabalho, duro, com a mão daquele jeito!! Deve estar ganhando dinheiro da seguradora. Ele sentia que sua “disability” era de cerca de 37%, embora o seu próprio advogado já dissera que o máximo que iria conseguir de disability era de cerca de 25%. Outros números apareceram, para baixo , para cima, enquanto Bill me explicava a importância do percentual. Eu não tinha certeza de estar entendendo..Ele estava falando de sua própria mão, quanto iria ganhar se o percentual fosse maior ou menor?Talvez fosse mais importante ter um percentual alto, para ganhar mais dinheiro do seguro, mesmo que sua mão não ficasse tão boa???  Não, não pode ser...Mas no final de minha corrida, um pouco antes de eu desembarcá-lo, tudo ficou muito claro....
Disse a ele: “Bill, ainda bem, que, pelo menos foi a sua mão esquerda, pois você é destro, certo.....?
"Não, não, meu amigo...Se fosse a direita seria muito melhor..A indenização seria pelo menos o dobro..."
Daí tudo ficou muito claro e passei a ter uma visão mais clara do “sistema”.

<><><><><><><><><><><><><>

Lançamento (contos de ficção científica):

Histórias do futuro    ($ 3.99- e book)

Brasil


No comments:

Post a Comment