Monday, March 16, 2020

Sorria, pois sorrir é preciso


Sorria, pois sorrir é preciso    

A manhã chegou e Ethan abre a porta de frente da sua casa. Traz consigo um saco de lixo. É dia de coleta. Ao caminhar para a calçada, vê Logan do outro lado rua, acena e dá um pequeno sorriso. O vizinho responde com outro sorriso, que equivale a um “bom-dia”. Antes de voltar para dentro, ainda vê Emma, vizinha de Logan, e mais adiante, Connor, outros vizinhos. O mesmo ritual: um pequeno aceno e um pequeno sorriso. Daí, todos, como num ceremonial, vão voltando para dentro. O que Ethan não sabe, é que Logan, apesar do sorriso, está passando por um verdadeiro inferno pessoal. Está completamente falido, envolvido em negócios escusos, pode ser preso a qualquer momento. Sua mulher não sabe, nem seus dois filhos. Não pode nem sequer imaginar como vai ser a vida deles sem renda, com o pai na cadeia. Sem falar na vergonha, é claro. Pensou até em suicídio, mas de que adianta? Só vai piorar a situação para todos. Coragem e força para dar as más notícias, ele ainda não juntou e o tempo vai passando.

Outra coisa que Ethan não sabe, nem Logan, é que Emma também tem seus problemas. Descobriu há uma semana, que seu marido a está traindo com uma colega de trabalho. Duas filhas lindas, um casamento de 18 anos, tudo perfeito, agora isso... Não podia acreditar. Amanhã ou depois irá mandá-lo embora de casa. Precisa fazê-lo. A preocupação era com as crianças, ainda menores. Elas adoravam o pai. Uma tragédia que Emma não sabia ainda como enfrentar.
Connor, o outro vizinho, não tinha problemas nem com casamento, nem com dinheiro. Estava realizado na vida, tinha uma boa esposa e filhos carinhosos. Seu problema era outro. Não sabia como contar para sua doce esposa, Mia, que estava com um câncer avançado, que tinha só alguns meses de vida. Mia era muito frágil e insegura, como iria suportar a má notícia?
Havia um outro vizinho, Nicholas, que hoje não estava lá para sorrir e acenar. Tinha saído cedo, ia fazer uma entrevista num centro de reabiltação de drogas. Descobrira há pouco tempo que seu filho, Joshua, 16 anos, estava completamente viciado. Precisava fazer algo, estava desesperado. Não entende como, nem ele nem sua esposa, Ellen, demoraram tanto tempo para perceber.
Depois da casa de Nicholas, vem a casa de Rogers. Bem, o Rogers... Não, não vou fazer isso com você, não vou falar das tragédias do Rogers. Chega por hoje. Vamos voltar para o começo da história, quando o Ethan saiu com o saco de lixo na mão e deu um sorriso para Logan, Emma e Connor. Pronto. Faz de conta que não contei nada. Vamos ficar nos sorrisos, pois, não importa o que aconteça, “sorrir é preciso”...


No comments:

Post a Comment