Thursday, August 29, 2013

Cassar ou caçar?

Cassar ou caçar?



Um amigo  me contou que, em São Paulo, um prédio caiu. Já estava em perigo antes, alguém tinha sentido um pequeno tremor. Tinham de parar, não pararam. E mais, segundo o jornal, “o pintor Gleisson Feitosa, disse que a estrutura da obra ‘estava fraca’. De acordo com o funcionário, que estava no momento da acidente, o fato já havia sido avisado aos responsáveis pela obra que ‘pediam para continuar". Como é possível, no mundo de hoje, acontecer uma coisa dessas? Pessoas inocentes, pobres pessoas trabalhando para sobreviver, ficarem ali, soterradas, mortas por um desleixo, por ganância?
Ah, a ganância, que coisa triste. Mais sobre a tal da ganância. Quem lê jornal, viu a notícia sobre o tal de Donadon, o deputado que está preso. Coisa rara, sem dúvida. Está preso porque desviou dinheiro público. O vocábulo “raro” é para o fato de estar preso e não para o fato de desviar recursos, é claro. “Desviar” é mesmo um belo de um eufemismo, não é? Por falar em figuras de linguagem, temos outra, no que se refere ao caso. Não sei se é ironia ou metáfora. O nome do ilustre parlamentar, Donadon. Significa, em Latim “presenteado”, “dado”. Não é demais?

Interessante como as notícias se cruzam ao longo da vida. Posso até especular um pouco agora. Quando disseram aos responsáveis pela obra que o prédio estava tremendo, eles devem ter pensado: “treme mas não cai”. O que eles não sabiam que isso só se aplica ao Congresso Nacional. Estou dizendo isso porque, o tal de Donadon, ou “presenteado”, depois de preso e algemado, conseguiu ir até a Câmara e fazer lobby para não ser cassado. E conseguiu. Voltou algemado para a cadeia com seu mandato e tudo mais. Esse é dos bons. A única conclusão a que posso chegar é que prédios comuns que tremem, acabam caindo. A câmara dos deputados pode tremer à vontade, que não cai, de jeito nenhum. Estão todos unidos, na mesma  emoção...quero dizer, corrupção. Estava me confundindo com o hino da copa de 1970. Só há um jeito. Já que esses aí não podem ser cassados, quem sabe poderíamos talvez, caçá-los? Essa letrinha faria uma bela diferença...

No comments:

Post a Comment