Wednesday, October 9, 2013

Os lírios do campo

Os lírios do campo

E quanto ao vestuário, por que andais solícitos?
Olhai para os lírios do campo, como eles crescem;
não trabalham, nem fiam;
Mateus 6:28

Diz a palavra divina: “Olhai para os lírios do campo, como eles crescem.” Eu andei, andei. Procurei nos campos, em todos que consegui, para ver os lírios. Para ver se  realmente eles crescem e como. Para verificar se eles realmente não trabalham, nem fiam. Como estava na cidade, havia poucos campos e a maioria era de futebol. Não achei os lírios. Não pude verificar a verdade bíblica. Depois fiquei pensando. Crescer, eu sei que eles crescem, nem preciso olhar. Precisam estar no campo certo, é claro. De futebol, não serve. Que eles não trabalham, eu também sei. Não dá. Não tem braços nem pernas. Fiar, também sei que não fiam, porque não tem mãos.



Acreditei nas palavras porque estão na Bíblia. De qualquer forma, andando pela rua, finalmente vi alguns lírios. Brancos, lindos, puros. O branco era ainda mais impressionante em contraste com o verde de suas folhas. Era uma floricultura. Fiquei com vontade de perguntar ao dono se ele podia me falar onde eles cresciam. Desisti, pois ele poderia achar que eu estava querendo me meter no seu negócio, talvez querendo comprar direto do produtor. Fiquei olhando para eles para ter certeza de que não trabalhavam, nem fiavam. Ficaram lá parados sem se mexer e aí eu tive a confirmação.
Com a verdade bíblica assegurada, pensei em talvez comprar alguns para minha amada. Depois, pensei bem. Quem dá lírios para quem ama? Além disso, me lembrei que é muito comum vê-los em velórios, junto ao caixão. Aí, sim, é que eu ia ficar em apuros com a minha querida. Ainda bem que me lembrei disso.
Não sou tão burro assim, eu sei o que o livro sagrado quis dizer. Que a gente não deve se preocupar além da conta. Que Deus vai prover. Por outro lado, tenho certeza também que a gente precisa fiar, trabalhar, porque em outras partes da Bíblia está escrito assim. É complicado, às vezes, os ensinamentos parecem contraditórios. Como tudo na vida.
Por fim só restou uma coisa que eu não entendi. Por que os lírios? As rosas, os cravos, as dálias, nenhuma dessas flores trabalha também. Muito menos fiam. Por que a bíblia escolheu os lírios para exemplo?  Acho que não vou obter a resposta. Talvez depois de morrer, talvez.

Será que é por isso que as pessoas gostam de colocar lírios nos arranjos de velório? Não sei, aposto que você também não sabe.

No comments:

Post a Comment