Sunday, May 19, 2013

As mulheres no exército americano


As mulheres no exército americano




Existem muitas coisa que são difíceis de se entenderem. Muitas. Uma delas é uma recente discussão que está havendo aqui nos Estados Unidos. É um assunto que vai e volta. Na verdade, vai mais que volta, se é que isso é possível. Existem muitas nuances, muitos aspectos, mas a verdade é bem simples. As mulheres que estão servindo no exército americanosão estupradas por colegas ou superiores numa taxa mais alta do que se espera, já levando-se em conta a estupidez humana.  Isso por si só, já seria assustador. Porém, o que nos deixa mais indignados, é que nada acontece. Quando uma das vítimas tem coragem de denunciar e correr os riscos de represália (que sempre acontece), na maior parte das vezes o acusado não é condenado. Quando é, a maior parte das vezes é perdoado por um superior, o que é permitido pela lei militar.
Isso é especialmente estranho num país onde esse crime é gravíssimo. É muito comum um jovem – não militar – fazer sexo consentido com uma jovem de dezessete anos e meio e ser condenado por seduzir uma menor. Ele pode entrar na relacão de “sex offenders” e ter seu nome execrado para o resto da vida. Isso cria uma disparidade absurda na maneira como a justiça é aplicada. Pois é, agora estão discutindo mais uma vez, o óbvio: mudar  esse tipo de decisão – sobre a culpa de militares que estupram – da justiça militar para a justiça comum. Nem sei por que é necessário se discutir isso. O óbvio não deveria nem ser discutido.
Enfim, quem não conhece essa história de os militares serem especiais, poderem fazer o que bem entendem? Já vimos isso antes, não? Por todo o lado. Ou alguém pensa que por os Estados Unidos serem o país mais “avançado” do mundo, aqui isso jamais  aconteceria? Se quiser , pode continuar pensando....mas acontece!

Sobre o assunto: 

Inside the military’s “giant rape cult”

Why rapists in military get away with it

No comments:

Post a Comment