Monday, February 24, 2014

Brasil do Sul, Brasil do Norte

Brasil do Sul, Brasil do Norte



Após a Segunda Guerra Mundial, os Aliados resloveram dividir a Coreia: a do Norte e a do Sul. A parte de cima sob influência comunista, a do sul com influência capitalista e dos Estados Unidos. Um pouco mais tarde, entre 1950 e 1953, houve a Guerra da Coreia, uma tentando engolir a outra, muita gente morrendo. E o povo? O povo está dividido até hoje. Há alguns dias atrás, parentes dos dois países puderam se encontrar, excepcionalmente, durante algumas horas, em Kumgang, na parte do Norte. Não se viam há 60 anos, desde a guerra.
As grandes potências não tiveram nenhuma compaixão, na época, pelo povo. Acima de tudo, o que prevaleceu foi o fanatismo pelas convicções políticas dos dois lados. Obviamente, dentro do vocábulo “político”, inclui-se “interesse  econômico”. Quem deu  a determinados seres humanos o direito de estabelecer a sorte dessa nação? Além disso, vamos raciocinar. E se tivesse ficado tudo comunista? Quem sabe, não estariam agora, como a Rússia, deixando de lado o regime e conduzindo seu próprio destino? Atrasados? Talvez, mas ainda assim, um povo único, unido, em busca de seu caminho. E se o país tivesse ficado todo capitalista? Do ponto de vista dos comunistas, eles poderiam, talvez dizer, com orgulho: estão vendo, quanta injustiça social, quanta desigualdade, quanta concentração de renda. Ainda assim, repito, eles seriam um só povo, buscando sua identidade.
Imaginem se tivessem tentado fazer isso com o Brasil. Um Brasil do Norte, comunista "ferrado" e um Brasil do Sul , capitalista deslumbrado. Poderia ser vice-versa, não faz diferença. Dividido, sem poder se comunicar. Um lado, furioso, querendo jogar bombas. O outro, reclamando do desrespeito aos direitos humanos do lado comunista. Não, não...Acho que não teria dado certo. Dos dois lados, haveria gente tentando “quebrar o galho”. Uma passadinha por baixo do pano daqui para lá, outra de lá para cá. Um “jeitinho” capitalista daqui, um “jeitinho” comunista dali. O Charles de Gaulle tinha razão, a história não seria levada a sério...Estaríamos "avacalhando" o comunismo do mesmo jeito que estamos fazendo com o capitalismo. 
Estão vendo? Às vezes o “jeitinho brasileiro” tem suas vantagens.







No comments:

Post a Comment