Thursday, February 27, 2014

Intrigas e fofocas

Intrigas e fofocas



A notícia está lá no Estadão: “cardeais não devem fazer intriga ou fofocas”. Foi o papa Francisco que falou durante a cerimônia de nomeação dos novos cardeais. Sem dúvida, um santo ensinamento. Deve ser  por isso que o querido Francisco torna-se cada vez mais popular. Vai “direto na veia” como dizem alguns. Fofocas e intrigas podem destruir qualquer coisa. Acabam com um casamento, destroem uma amizade e podem obliterar completamente o funcionamento de uma firma, de uma organização, de um grupo. Têm,às vezes, consequências trágicas.
Na igreja, então, esse péssimo hábito  deve ser muito mais devastador. Como falar de Cristo, de perdão, de compreensão, e depois, aos sussurros, fazer maus comentários sobre os outros. Nem dá para imaginar o que Jesus faria ou pensaria de uma coisa assim. Se é péssimo em qualquer parte da sociedade, imagina só no seio da Igreja Católica, uma das maiores instituições do mundo. Além disso, já pensou que poder tem uma fofoca feita por um cardeal, se comparada a um simples, pobre e insignificante fuxico de uma comadre?  Dá até medo.
Está ótimo assim, espero que o Santo Pontífice continue a nos brindar com esses nobres ensinamentos e direcionamento. Vai ser muito bom para a fé, para o futuro da humanidade.
Só uma coisa está me preocupando e esteve o tempo todo, desde que li a notícia. Talvez o querido leitor também tenha, lá no fundo, sentido a mesma coisa. Eu  nunca imaginei que um cardeal fizesse fofoca. Esta foi uma novidade para mim. Eu sei de outras coisas, de outros pecados...Mas fofocas e intrigas, essa me surpreendeu. Vivendo e aprendendo.

Obrigado, Papa Francisco, pelo ensinamento e pela franqueza.

No comments:

Post a Comment