Wednesday, November 19, 2014

PONTO

PONTO



As palavras são sofisticadas, todas elas. São sutis, escorregadias, suaves e fortes ao mesmo tempo. Às vezes significam o que não parecem significar, às vezes não significam o que deveriam ou poderiam.
 A palavra “ponto”, por exemplo. Pode haver vocábulo mais simples do que este? Ainda assim há muitos pontos a serem considerados, senão vejamos.  Para você chegar ao ponto de entender tudo que “ponto” pode significar, temos de ir ponto a ponto. Para a vovó, que está junto à janela, uma coisa importante é o ponto de tricô. Para seu neto, que saiu para trabalhar de manhã, o mais importante é bater o ponto, assim que chegar. Antes disso, você sabe, ele precisou pegar o ônibus num ponto e descer noutro. No caso dele, que trabalha com vendas, muito importante, também, é o ponto de venda. Se elas aumentarem, ele vai conseguir uns bons pontos com seu patrão.
Depois do trabalho, esforçado como é, ele vai à escola, e isso é, sem dúvida, um ponto importante a ser considerado em sua carreira. Principalmente, porque, durante as aulas, há muitos outros pontos. O professor de Português fala sempre do ponto de interrogação e de exclamação. Já para o professor de Química, os pontos importantes são o de ebulição e o ponto de congelamento. E, se o aluno entender tudo, vai ganhar importantes pontos na avaliação. Se ele entendeu mesmo a lição, é um ponto a ser esclarecido. Vamos saber exatamente se ele, o aluno,  está no ponto, só no dia das provas. Precisamos ver quantos pontos ele consegue.
Existem outros pontos interessantes a serem considerados, inclusive o ponto de teatro, do qual ninguém fala mais, mas antigamente era um ponto muito importante.
Se formos traduzir para o Inglês, então, vai ser mais um ponto difícil de ser esclarecido. Às vezes o nosso ponto se traduz por “dot”, outras por “point”, sem contar “period” e “spot”...Vai ser “stop”, em Inglês, se  for o ponto de ônibus. É melhor vermos este assunto só do ponto de vista lusitano, se não quisermos ir além de um ponto razoável.
Poderíamos ainda falar sobre o ponto G, mas, segundo meu ponto de vista, é melhor por um ponto por aqui, pois não sei a que ponto vamos chegar, falando de pontos como esse. Isso mesmo, precisamos de um ponto de equilíbrio. Mas agora não é um ponto qualquer, agora é um ponto final.



o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o

Paralelo 38 e outras histórias
Paralelo 38 e outras histórias


Para adquirir este livro no Brasil:

Clique aqui ( e-book: R$ 7,75/ impresso: R$ 25,96)

----------------------------------

Para adquirir este livro nos Estados Unidos :




No comments:

Post a Comment