Monday, November 17, 2014

Una questão de percepção

Percepção



Quem já não ouviu falar que não importam as coisas que acontecem? O que importa é como nós e as outras pessoas as veem. Em outras palavras, o que importa não é a realidade, mas sim a percepção que temos dela. Mais ainda, a percepção que cada um tem da realidade é diferente dos outros. É verdade também que os grandes líderes, na arte, na política, e em outras campos, às vezes têm tanta força que nos impõem a sua própria maneira de ver o mundo. Às vezes de um ângulo bom, às vezes de seu próprio e mesquinho ângulo de interesse. Por isso é que dizem também que a história é contada de acordo com os vencedores. Nesse caso, o que vale é a sua percepção e não a dos derrotados.
Isso significa que a percepção que temos de tudo não é a realidade. É a concepção, a criação que fizemos a partir da mesma, segundo nosso visão de mundo, segundo o que nós somos.
Mas agora fica a dúvida. E o que realmente aconteceu, para que serve? Uma dúvida maior ainda: será que a realidade mesmo, aquilo que aconteceu, será que aconteceu mesmo? Será que existe mesmo uma realidade? E se tudo que está à nossa volta não é uma grande obra de ficção? E, nesse caso, o autor dessa obra, será que está rindo desses personagens, desvairados, descuidados, perdidos entre a ficção, que para eles é a realidade e a percepção que eles têm dela?

Talvez esteja exagerando, mas que não temos controle dessa grande peça teatral, definitivamente não temos. Somos apenas personagens, fazendo nossos papéis previamente escolhidos, vagando, perdidos, nesse infinito palco cósmico.


o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o

Paralelo 38 e outras histórias
Paralelo 38 e outras histórias


Para adquirir este livro no Brasil:

Clique aqui ( e-book: R$ 7,75/ impresso: R$ 25,96)

----------------------------------

Para adquirir este livro nos Estados Unidos :


No comments:

Post a Comment