Tuesday, August 4, 2015

O maior de nossos medos



O maior de nossos medos

Muitos cientistas, pensadores e escritores de ficção científica se preocupam e escrevem a respeito do crescente poder que as máquinas e robôs possam ter sobre as vidas humanas. É muito comum vermos em filmes, computadores e unidades de Inteligência Artificial assumindo o controle sobre nós e recusando-se a nos obedecer, impondo as regras do jogo. O nosso medo não parece justificável, pois esta realidade, embora possível, parece estar distante, num futuro onde a Ciência tenha atingido um avanço além de nossa imaginação.
Grande engano. Na verdade, isso, de certa forma, já aconteceu. Nós nos acostumamos tanto com o nosso progresso, com todas as facilidades que temos, que nos esquecemos de olhar para o óbvio. Nós já somos prisioneiros de nossas próprias invenções há um bom tempo. Imagine o mundo sem computadores nesse exato momento. O fornecimento de energia pararia rapidamente. Sem eletricidade, a indústria e o comércio também iriam parar em seguida. Logo estaríamos sem alimentos. Quase nenhum avião levantaria voo. Além disso, haveria uma enorme instabilidade social. Ninguém poderia sacar dinheiro, comprar ou pagar. E se perdêssemos os dados? Não saberíamos que dinheiro pertence a quem. Uma guerra, daquelas primitivas, começaria. Porque, nem isso, uma guerra moderna, poderíamos começar sem eles, os computadores. Em alguns dias estaríamos numa situação bem parecida com a Idade Média, só que dessa vez com bilhões habitando o planeta. Não poder ver o que seu amigo postou nas redes sociais  seria o menor dos problemas.

Você ainda acha que as máquinas não dominaram o mundo? Elas só não estão contando vantagem, mas um dia até isso elas vão fazer. O futuro – maravilhoso e sinistro ao mesmo tempo – já começou e já está deixando de ser criança, para logo se tornar um adolescente. Prepare-se. Pensando bem, não há como se preparar...


Histórias do Futuro

Para adquirir este livro no Brasil 



Para adquirir este livro nos Estados Unidos 

Clique aqui (e-book: $3.99 impresso: $11.98)

No comments:

Post a Comment