Thursday, December 26, 2013

Que país é este?

Que país é este?



Muita gente pensa que quem inventou esta frase, “Que país é este?”, foi  o Renato Russo  do Legião Urbana. Engano. Quem primeiro falou a frase foi o senador biônico Francelino Pereira, em 1976. Para quem não sabe “biônicos” eram aqueles políticos que ocupavam cargos sem votação popular. Eram indicados diretamente pelo regime militar. Agora nem sei mais se faz alguma diferença, pois há tanta gente eleita, com muitos votos, e que são tão ruins como os biônicos.
A frase, entretanto, passou a ser usada ironicamente por muita gente num sentido absolutamente contrário ao que Francelino tinha pretendido. Sempre, é claro,  referindo-se à nossa nação. Entretanto, a bem da verdade, a gente pode fazer esta mesma pergunta para outros países.
Poderíamos perguntar, por exemplo, que país é este que invade e faz guerra contra uma outra nação baseado em mentiras e falsidades?  No processo, mata milhares de pessoas, inclusive de seu próprio país. Que país é este em que uma quantidade enorme de pessoas, em péssima situação financeira, vivendo com dificuldades, acha que é justo diminuir bastante o imposto pago pelos ricos? Masoquismo? Que país é este que acha que é normal vender armas para qualquer um, sem pedir antecedentes criminais?  Que país é este em que uma associação representante das indústrias de armas decide que leis sobre armas pode ou não passar? Que país é este onde soldados voltam da guerra, mutilados, e têm uma dificuldade enorme para receberem a assistência médica? Guerra é guerra, mas o soldado não é quem tem a culpa. Que país é este onde cerca de vinte ex-soldados  se matam por dia por causa das coisas que viram em batalha? Que país é este onde muitos filhos ficam calculando quanto os pais, que estão morrendo, vão deixar de herança?
Há intermináveis  “Que país é este? ” que poderiam ser enunciados, mas esses são mais do que suficientes. Muitos outros países poderiam ser alvo dessa mesma pergunta.

No final das contas, o que precisamos é fazer as contas. Quanto de bom sobra, em determinada nação, depois de tirado todo o mal?  Eu não vou fazer essa conta, pois Matemática não é meu forte, e, além disso, não sei se quero mesmo saber...

Um pouco de história

o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o


Essa vida da gente

Para adquirir este livro no Brasil 

--------------------

Para adquirir este livro nos Estados Unidos 

No comments:

Post a Comment