Friday, June 3, 2016

TRANSPARÊNCIA


TRANSPARÊNCIA

Qual não foi a minha surpresa quando li aquela notícia sobre o Ministério da Transparência. Nem li direito, pois só o fato de haver um Ministério para tal conceito já me deixou preocupado. A tal da transparência deveria ser uma coisa tão óbvia e lógica na Política e nas tarefas públicas, que nem mencionada precisaria ser. Todos sabem que existe a corrupção, que ela é um fato consumado. Nem por isso iríamos criar um Ministério da Corrupção. Pensando bem, até que seria útil, pois do jeito que está, ninguém sabe mais nada. São tantos valores e tantas pessoas envolvidas que poderíamos catalogar todos os casos, classificá-los, fazer listas, etc. Já pensou? Quem sabe até cobrar impostos sobre os valores? Acho que agora já estou viajando.
Depois me acalmei um pouco por um fato bem simples. O nome completo é Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. Quase começava a fazer sentido, embora lógica mesmo, não havia nenhuma.
Daí li a notícia completa e entendi por que eu antes não tinha visto notícias sobre um Ministério tão estranho. Agora era diferente. Alguém gravou uma conversa onde um tal de Silveira (o próprio, o Ministro) era citado sobre coisas não muito transparentes. Não sei se o nome disso é paradoxo ou ironia.
Era bem melhor quando a tal entidade era chamada de Corregedoria Geral da União, bem pouco conhecida pelo povo. Essa história de ficar mudando de nome dá nisso.
Podemos dormir tranquilos agora. Não há nada a temer (juro que não foi trocadilho). O tal do Torquato, novo Ministro, vai colocar tudo às claras – ou devo dizer, deixar tudo bem transparente? E mais tarde, quem sabe, teremos flores coloridas no jardim do Torquato.
Nada de transparência, isso só dá confusão.


==============

À procura de Lucas


Para adquirir este livro no Brasil 

Clique aqui  ( e-book: R$ 7,32 / impresso: R$ 27,47)

Para adquirir este livro nos Estados Unidos 







No comments:

Post a Comment