Tuesday, March 28, 2017

O Papa quântico


O Papa quântico

Não sei não, mas o Papa Francisco vai acabar criando uma confusão com o pessoal mais reacionário da Igreja. Ele acabou de afirmar que “... o Big Bang e a teoria da evolução não só existem, como são essenciais para entender Deus.” Nossa, por essa eu não esperava.
Sempre achei, no entanto, que as teorias reacionárias sobre a origem do mundo, ao invés de engrandecerem Deus, acabavam por torná-lo menor, restrito a umas características humanas ou, no máximo, um grande mágico cósmico. Muito pouco para o absoluto e maior e Ser do Universo. Deste e de todos os outros possíveis. Deus não é o trovão, ou o raio, como talvez alguns indígenas pensavam. Ou, mesmo modernamente, um Ser que supostamente fica dando lições de moral e que muita gente tenta interpretar e divulgar. Muito menos tem tempo para fazer aparições para alguns maníacos que pensam que são privilegiados ou grandes profetas. Acho que Ele tem coisa mais importante para fazer. O que Ele nos deu de mais precioso certamente foi a inteligência. Não podemos desprezá-la ao tentar entendê-Lo ou concebê-Lo. Se é que isso é possível. Aliás, toda vez que tentamos definir o que é Deus, nós estamos colocando limites. Nós não sabemos quase nada, ninguém sabe quase nada. Existe muita gente que acha que a maior parte dos cientistas é ateu. Não é nada disso. Eles apenas acham que tudo que falam sobre o Criador é muito pouco, pelo pouco que já se pode vislumbrar desde já, do futuro da Ciência. Se for preciso aceitar um Deus, aquele que conseguir se entender através da Ciência vai ser infinitamente mais bonito e mais completo.
Esta nova abordagem do Papa é muito sadia, e muito inteligente. Gostei dele. Para mim, ele é um Papa “quântico”. E eu que nunca pensei que fosse conhecer um...




o0o0o0o0o0o0o0o



  À venda


Lançamento no Clube de Autores:  Insólito

Para comprar no Brasil ( impresso ou e book) clique: 



Para comprar nos Estados Unidos clique


No comments:

Post a Comment