Saturday, November 30, 2013

Black Friday e outras coisas assustadoras


Black Friday e outras coisas assustadoras



Ao longo dos últimos anos, temos visto esse fenômeno de nosso país importar costumes e tradições americanas. Não posso dizer que sejam más “importações” mas também não vejo nenhum sentido ou vantagem nelas. Por que temos de comemorar “Halloween” ? Já temos tantos sustos no nosso cotidiano e certamente isso não ajuda em nada. “Black Friday” ? O tipo de comércio que nós temos, pouco tem a ver com o que há por aqui. Uma simples redução de impostos nesse dia deixaria com inveja qualquer consumidor americano. Poderíamos até  dar-lhe o nome de “Dia da Graça”.
Temos tradições interessantes que poderiam ser cultivadas, mas quem está interessado nisso? Existem coisas tão básicas que precisam ser consertadas que certamente quase todo o resto passa para segundo plano.  Além disso, se quiséssemos levar alguma coisa realmente de valor para o Brasil, poderíamos, por exemplo levar o “honor system” de vendas. Não é um grande fator nacional, mas está espalhado por aqui e funciona. O comerciante deixa as mercadorias numa barraca, as pessoas pegam o que precisam e deixam o dinheiro numa caixa. Funciona também para pagar entradas em alguns pequenos parques e atrações, em regiões rurais. Não vamos chegar ao exagero de dizer que funciona em grandes cidades. Claro que não.
O fato é que, nas últimas décadas, o nosso país cada vez mais se parece com os Estados Unidos, pelo menos em alguns aspectos. Minha preocupação é quando começarmos a imitar coisas que, certamente, não queremos. Já pensou se começarem a fazer tiroteios em escolas e universidades? Ou, pior ainda, se começarmos a intervir em países vizinhos para manter a “democracia”. Será que temos tantos heróis de plantão, depois de tantos anos sem guerra? Quanto aos tiroteios, temos prática, é só uma questão de adaptação de lugar.

É melhor parar por aqui, estas ideias estão me deixando nervoso...

No comments:

Post a Comment