Sunday, June 22, 2014

Ode ao homem dos sessenta



Ode ao homem dos sessenta

(Só para quem conhece os anos 60, o Gonçalves Dias e o Chico)


Lúcio, quando os anos ainda eram os sessenta, era jovem, como todos nós fomos um dia e como outros vão ser amanhã. Para solidificar sua posição astral, se orientar, usou de ácidos lisérgicos,  purpúreos alcaloides,  que não quiseram lhe vender nas farmácias comunistas ou capitalistas. Viajou assim, pelo espaço sideral. Viu cores nunca antes vistas, sentiu sensações nunca antes sentidas, ouviu sons que soavam como carícias. Acidificou-se santamente nas sensoriais sendas da ilusão.
E no meio daquela insensatez cerebral, virtual, monumental, ele teve a visão de Gonçalves Dias, que ele conhecia da escola. Diante do poeta, lá estavam também seus amigos de viagem sensorial, que olhavam, adoradores, o romântico. Sua boca, no meio de sua profética barba, bradava: “Meninos, eu vi!”. Dias, então, naufragou nas costas do Maranhão. Ele, porém, sobreviveu e continuava a falar para seus colegas que insensatamente também tinham se acidificado: “Meninos, eu vi! “.
Pois eu lhes digo, meninos, que ele realmente viu. Viu coisas inimagináveis. E advertia: Meu nome é Lúcio, Luz. Do latim, Lux, ele repetia. Meu nome é Luz. E a luz ele via, com clareza total.
Depois, tudo passou. Ele se acalmou, virou um homem comum, porém um homem dos anos 60. Ainda se lembra da luz, entretanto, eu lucidamente asseguro.
Hoje, os jovens, ele diz, não sabem, como os meninos do Chico, se alimentar de luz, lá no Brejo da Cruz.  Morrem nas rodoviárias, na construção, completamente nus.
O homem de sessenta não naufragava, como o grande poeta, nas costas do Maranhão. Nem morria nos quartos escuros sem luz. Ele apenas se acidificava  nos ácidos insólitos e viajava seguro nas sendas da sensação, cheio de luz.

Meu nome é Lúcio, que significa luz, repete ele, o Lúcio, agora com sessenta e seis anos, sensacionalmente vividos. Sem luxo, sem cobiça, sem insensatez. Apenas luz, a luz que só o Lúcio tem e é tudo que ele tem.

<><><><><><><><><><><><><><>


Novo lançamento no Clube dos Autores: Essa vida da 
gente


No comments:

Post a Comment