Sunday, February 22, 2015

A fotografia mais bonita do mundo



A fotografia mais bonita do mundo

Há fotos e fotos. O mundo da fotografia mudou completamente. Agora temos supermáquinas, sofisticadíssimos softwares. O número de recursos para se fazer uma bela imagem é quase ilimitado. Podemos ver a delicadeza quase invisível de um inseto, cheio de cores e de vida, com detalhamento quase impossível. Podemos captar imagens de galáxias longínquas exibindo sua beleza e grandiosidade estonteantes. Temos o prazer de apreciar o rosto maravilhoso de uma mulher e a beleza quase divina de um sorriso de criança com um requinte antes impensável. É a maravilha da tecnologia.
Antes não era assim. Os recursos eram limitados. Os grandes fotógrafos precisavam de técnicas aprimoradas, oportunismo e também um pouco de sorte, além, claro, da sensibilidade.
Aconteceu em 24 de fevereiro de 1972. Um grande incêndio destruía o Edifício Andraus no centro de São Paulo. Resgate quase impossível: vários heróis, incluindo bombeiros e pilotos de helicópteros fazendo salvamentos impossíveis. De repente, uma cena quase indescritível e de uma beleza única. Um bombeiro surge de dentro da fumaça com uma criança nos braços. O fotógrafo do Estadão estava lá e não perdeu o momento. Ao contrário, registrou-o para a história. Nem os melhores de Hollywood conseguiriam montar cena igual. Tudo nela era maravilhoso. O contraste daquele momento horroroso com a alegria de uma criança sendo salva. A pele escura da mão do bombeiro Geraldo, contrastando com o rosto branco do garoto. Aquele sorriso quase divino do “salvador”, estampando uma alegria indescritível em fazer o que estava fazendo. Eu não sei o que mais emociona naquela imagem. Talvez a felicidade do Geraldo, dando aquele sorriso maior, o grande sorriso de sua vida.
É certamente uma das fotos mais lindas do jornalismo brasileiro: talvez a mais linda.

Obs.:

O Cabo Geraldo Alves de Andrade, faleceu algum tempo depois, vítima de queda do caminhão de combate a incêndio na Praça Panamericana. Aparentemente ele estava destinado a ser herói.

ooooooOOO0OOOooooo

A crônica acima não faz parte do livro abaixo

Essa vida da gente

Para adquirir este livro no Brasil 

--------------------

Para adquirir este livro nos Estados Unidos 

No comments:

Post a Comment