Thursday, March 10, 2016

Doce Amargura, Perus 1963


Doce Amargura, Perus 1963

Era o ano de 1963.  As crianças e os adolescentes, de férias, andavam frenéticos pelas ruas, jogavam bola e faziam outras coisas que nessa idade se costuma  fazer. Uns cresceram e ainda estão em Perus, outros morreram ou se mudaram, e uns poucos se perderam na vida. Naquele dia, perdido no tempo e quase esmaecido na memória, eu estava em casa. Não porque não quisesse sair, mas porque primeiro tinha de fazer umas tarefas. A Dona Eleta, apesar de incansável, precisava de ajuda naquela manhã. No radinho - uma caixa de madeira envernizada - o Moacir Franco cantava “Doce Amargura”. E ele dizia que “Tudo é maldade, o mundo é mau”, falava de saudades, de distância, de amargura. Falava também de inferno e paraíso. Eu não sabia de nada disso. A vida, então, era bonita para mim.
Desconhecia as tragédias passadas, como a Guerra Mundial que tinha acabado uns anos antes de eu nascer. Mal sabia da Guerra do Vietnam e de outras barbaridades que estavam acontecendo naquela época. Vagamente, tinha ouvido falar da bomba atômica e da Guerra Fria. Nem imaginava que outras tragédias ainda aconteceriam em nossa própria terra e em outras terras do mundo, num futuro próximo e distante também. Tudo que eu queria, era sair e me divertir  lá fora.

Ainda bem que foi assim. Havia tantas desgraças que todos nós teríamos de enfrentar um dia como adultos, que, aquele momento, como todos da nossa meninice e de nossa juventude, era uma joia preciosa que precisava ser guardada. É por isso que eu não entendia - ou não queria entender - a amargura da canção do Moacir, nem mesmo sendo “doce”.  A vida, naquele exato momento, estava sendo como um néctar, e eu não queria misturá-lo com a amargura. Não é isso que devemos fazer? Para que antecipar a tristeza? De um jeito ou de outro, o sabor amargo da vida vai mesmo, um dia, inexorável, bater à nossa porta.


oooooOOO0OOOooooo






Lançamento no Clube de Autores:  Insólito

Para comprar no Brasil ( impresso ou e book) clique: 



Para comprar nos Estados Unidos clique




No comments:

Post a Comment