Friday, January 17, 2014

A verdadeira selva

A verdadeira selva

(O técnico da Suíça disse que vai ter de jogar "no meio da selva".)



O técnico da Suíça, Ottmar Hitzfeld, reclamou da tabela da Copa do Mundo no Brasil, por programar para Manaus um dos jogos de seu país. Em uma reportagem,  ele fala que é um absurdo jogar com 95 por cento de umidade e uma temperatura entre 30 e 40 graus. Não poupou críticas também  à partida programada para Salvador que também tem temperaturas altíssimas. Reclamou dos longos voos entre as cidades, reclamou, reclamou.
Times de São Paulo e Rio tiveram de jogar, muitas vezes, na Bolívia, pela Libertadores da América, naquela altitude desgraçada onde o ar praticamente desaparece.  Podemos dizer que estavam numa selva dos píncaros. Precisaram fazer jogos em que os juízes praticamente pareciam contratados pelo outro time. Nunca fizemos queixas desse tipo.
Voltando ao técnico europeu, ele se declarou irritado por ter de jogar “no meio da selva”. Na verdade eu acho que ele é muito enjoado. Em primeiro lugar, ele que se classifique melhor da próxima vez, para poder jogar num lugar menos distante.  Em segundo lugar, eu acho que ele é ingênuo.  Já nos anos setenta havia uma novela chamada “Selva de Pedra”,  que se referia a São Paulo. Acho muito mais arriscado do que a outra selva à que ele se refere.  E mais, ele que não fique para a final no Rio de Janeiro. Aí é que ele vai ver o que é selva... Melhor ficar o tempo todo no hotel para não ser “caçado” na selvagem floresta carioca. Comparada com nossas metrópoles, Manaus vai parecer um lindo bosque, cheio de flores e paisagens gentis.

Coitado, ele não tem a menor ideia do que significa “selva” aqui para nós. Pensando bem, ele não é arrogante, é definitivamente, ingênuo.

A notícia

No comments:

Post a Comment